quinta-feira, abril 25, 2024
Home Gestão Grupo São Cristóvão Saúde investe em novos treinamentos pelo IEP

Grupo São Cristóvão Saúde investe em novos treinamentos pelo IEP

por Redação
0 comentário

Visando a qualidade no atendimento e a capacitação de todos os profissionais envolvidos com a Instituição, o setor de Educação Continuada do Grupo São Cristóvão Saúde vem realizando diversos treinamentos para toda a sua equipe multidisciplinar. O processo de capacitação profissional dos colaboradores, realizado na nova sede do Instituto de Ensino e Pesquisa “Maria Patrocínia Pereira Ventura – IEP Dona Cica”, inaugurada em maio deste ano, contempla diversas áreas, tanto assistenciais quanto administrativas, incluindo: Enfermagem, Médicos, Recepção, Segurança, Manobrista, Higiene e limpeza, entre outras.

De acordo com a coordenadora da Educação Continuada, Adriana Bacchin Pelissari, os treinamentos são promovidos usando diversas formas e metodologias de ensino e aprendizado, sendo presencial, semipresencial ou EAD. Além disso, treinamentos híbridos são oferecidos para o público interno do São Cristóvão Saúde e online para os colaboradores e público externo, como o programa “Sextas ao Vivo”, criado em outubro de 2020 pelo time de Educação Continuada, com o intuito de promover aulas de forma totalmente gratuita via plataforma Zoom e abordagem de temas diferenciados. Essa iniciativa já atingiu mais de mil alunos desde o início do projeto e vem crescendo mensalmente.

Os treinamentos são realizados pelo time de Educação Continuada, composto pelas profissionais: Enfª Adriana Bacchin Pelissari (Coordenadora de Educação Continuada), Enfª Vânia da Conceição Augusto de Souza, Enfª Danielle Cristina dos Santos Goto, Farmacêutica Myrian Kazumi Sano e Ftª Jaqueline Spadari, todas analistas de educação continuada com ampla experiência no mercado e habilitadas para treinamentos teóricos, práticos, BLS, ACLS, simulações realísticas e treinamento de habilidades.

Com a chegada da Coordenadora da Educação Continuada, Adriana Bacchin Pelissari, foi criado um painel de indicadores específicos do setor, a fim de compreender quais os treinamentos gerados para atender a demanda Institucional, cujos dados começaram a ser mensurados, divulgados e utilizados para análise crítica, metas e planos de ação. O painel de bordo também direcionou o aumento da produtividade com o incremento de treinamentos nas Unidades do Centro Ambulatorial Américo Ventura (CAAVs) e Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS). “Dentre os principais benefícios realizados por esse processo de capacitação e aprimoramento profissional, temos o trabalho padronizado com foco na segurança do paciente, bem como o seguimento das rotinas e protocolos Institucionais, trazendo a melhor experiência possível ao nosso beneficiário”, afirma Adriana Bacchin Pelissari.

No que diz respeito aos robôs importados recentemente da Noruega, o primeiro treinamento com o simulador de alta fidelidade acontecerá ainda no mês de junho, cujo público-alvo é composto por médicos de diversas especialidades, equipe de enfermagem e grupo multidisciplinar. Os manequins, situados na sala de simulação realística clínica e comportamental do IEP, reproduzem sons pulmonares, cardíacos, abdominais, bem como o movimento dos olhos, pulsos palpáveis nos quatro membros, possibilidade de punção venosa, infusões de medicamentos e passagens de cateteres diversos, podendo ser utilizados para todos os tipos de simulações.

Para garantir um treinamento linear e homogêneo a toda equipe Institucional, a Educação Continuada – com o apoio e aprovação da Alta Direção do Grupo – contratou duas profissionais das áreas de Enfermagem e Farmácia para compor o time. “Nosso objetivo é manter nossos colaboradores dos mais variados setores em constante processo de atualização e capacitação profissional. Por isso, a Educação Continuada do São Cristóvão Saúde tem essa missão de aprimorar, cada vez mais, o conhecimento e a experiência dos profissionais no que diz respeito ao atendimento de excelência voltado aos nossos pacientes, seja na parte administrativa ou assistencial”, declara o Presidente/ CEO do Grupo, Engº Valdir Pereira Ventura.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside