Home Inovação Cultura Celular 3D no avanço das pesquisas de combate ao câncer

Cultura Celular 3D no avanço das pesquisas de combate ao câncer

por Redação
0 comentário

Nos últimos anos, a combinação de tecnologia e conhecimento vem afetando positivamente a medicina. O câncer é uma doença muito temida pela alta letalidade, pelos seus sintomas e pela toxicidade de terapias já existentes. Entretanto, existem diversas abordagens que vão muito além do que era considerado “tradicional” até então. Na oncologia, a medicina de precisão combina técnicas diagnósticas precisas e tratamentos direcionados individualmente para o paciente, aumentando a eficácia em inúmeros desfechos clínicos.

Com a medicina de precisão, ou medicina personalizada, há uma gama de benefícios. Por exemplo, numa abordagem de prevenção, ela permite investigar a susceptibilidade a determinadas patologias, mesmo antes de se manifestarem clinicamente, possibilitando um acompanhamento e até a sua prevenção. Já na questão de tratamentos, a medicina de precisão indica uma escolha de tratamento que tenha maiores chances de resultados satisfatórios, uma vez que é personalizada para cada paciente. Além disso, a medicina de precisão promove o desenvolvimento de tratamentos alternativos personalizados para indivíduos que não responderam aos tratamentos convencionais.

A principal contribuição em relação ao tratamento do câncer é na qualidade de vida do paciente. O avanço em direção à implementação de uma medicina personalizada tem impulsionado o uso e desenvolvimento de ferramentas inovadoras. Como é o caso da Invitrocue Brasil que investiu na tecnologia de organoides, cultivando as células do próprio paciente em laboratório e avaliando a sua resposta a diferentes drogas quimioterápicas e terapia alvo.

Basicamente, organoides são modelos que permitem aos cientistas estudarem como diferentes células interagem entre si quando em uma determinada estrutura, além de fornecer evidências dos eventos específicos envolvidos no desenvolvimento dos tecidos, que não são possíveis de serem observados in vivo. A tecnologia dos organoides passou a ser utilizada como um grande avanço na pesquisa do câncer ao permitir que sejam coletadas pequenas amostras de tumores de pacientes com câncer, cujo crescimento é estimulado num banco de tecidos vivos. Posteriormente um teste é aplicado para verificar o efeito de medicamentos específicos nesses organoides derivados de pacientes.

Os PDOs – “Organoides Derivados de Pacientes” são fruto de uma medicina revolucionária, personalizada e de precisão ao possibilitar a terapia com medicamentos escolhidos para aquele paciente, com mais eficácia e menos efeitos colaterais.

De forma geral, o tratamento convencional é baseado em diretrizes médicas padronizadas que são aplicadas aos pacientes com uma determinada condição e considera médias populacionais. Já a medicina de precisão leva em conta características individuais dos pacientes. O objetivo é personalizar o diagnóstico, a prevenção e o tratamento para cada paciente, levando em consideração as suas particularidades.

Os avanços da Invitocue Brasil levaram ao desenvolvimento do Teste Onco-PDO, um cultivo celular tridimensional, que melhor reflete in vitro as condições observadas in vivo do seu tumor de origem.

Disponível no Brasil para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, o Teste Onco-PDO permite que o médico escolha 8 de 60 drogas para testagem e o resultado demonstra como as células responderam em laboratório. O relatório, gerado em até 21 dias, fornece informações de como os organoides derivados do paciente reagiram aos diferentes tratamentos testados. O Teste Onco-PDO está disponível para coletas em todo o Brasil. Para mais informações, consulte a Invitrocue Brasil.

Sobre a Invitrocue Brasil

A Invitrocue Brasil iniciou suas operações no país em 2020, desenvolvendo e comercializando diversas tecnologias bioanalíticas, entre elas a cultura de células 3D.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside