O leilão do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba foi arrematado por R$ 259 milhões no leilão público que ocorreu na última sexta-feira, 17, pelo consórcio R+, formado pelas empresas Única Educacional . de Brasília; e Ambar Saúde, de Belo Horizonte.
O destino desse valor será para o pagamento de dívidas da instituição, como dívidas trabalhistas, tributos e fornecedores. O hospital tem uma dívida de aproximadamente R$ 230 milhões e está sob a intervenção da Justiça do Trabalho desde dezembro de 2014.
O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) já havia dito, anteriormente, que o leilão visava pagar a dívida milionária e não deveria interferir no atendimento do hospital.
O Evangélico atende a 35 mil pessoas por mês – sendo a grande maioria pacientes (95%) do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, recebe pouco mais da metade (51%) dos casos de emergência de Curitiba e da Região Metropolitana.
O hospital é conhecidamente referência no tratamento de queimados. Conforme a instituição, é também referência em cirurgias plástica e bariátrica, transplantes de fígado e rim, neurocirurgia, ortopedia e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.