quarta-feira, maio 22, 2024
Home Inovação Óculos de realidade aumentada são usados no ensino de cirurgia de rinoplastia

Óculos de realidade aumentada são usados no ensino de cirurgia de rinoplastia

por Redação
0 comentário

Simuladores médicos, cirurgias robóticas, telemedicina e tantos outros aparatos tecnológicos têm transformado o setor de saúde nos últimos anos. No Brasil, segundo estudo da consultoria PwC, as startups de saúde, conhecidas como healthtechs, cresceram 16,1% durante o período entre 2019 e 2022. Agora, começa mais uma evolução com as tecnologias do metaverso. Dados da Accenture apontam que 80% dos profissionais de saúde acreditam nos impactos positivos da realidade aumentada e da realidade virtual no setor.

Dentre as vantagens, a capacitação médica é uma das mais citadas. “Equipes cirúrgicas, por exemplo, podem aprender novos procedimentos sem precisar estar fisicamente na mesma sala de cirurgia”, afirma Kaveh Safavi, diretor da Accenture Health.

É justamente essa inovação que o médico Renato Souza, fundador do Ambulatório de Rinoplastia da Otorrinolaringologia da Santa Casa de Belo Horizonte, traz para o ensino dos cirurgiões. Com uso de óculos de realidade aumentada, ele transmite, em tempo real, exatamente o seu campo de visão durante a cirurgia. Ou seja, o aluno, que está fora do bloco cirúrgico, consegue acompanhar a rinoplastia por meio das imagens captadas pelos olhos do cirurgião. É possível ver todos os detalhes das técnicas utilizadas.

A tecnologia garante um ângulo de visão melhor até mesmo que o registrado no acompanhamento presencial. E tem mais, por meio da realidade virtual, é possível interagir e tirar dúvidas.  Há outros pontos positivos. O registro em vídeo das imagens com realidade aumentada contribui para o acompanhamento e estudos pós-cirúrgicos. 

Liderança em rinoplastia

 O Brasil é líder em rinoplastia no mundo, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Em 2020, foram realizadas 87.879 cirurgias plásticas dessa modalidade no Brasil. Essa posição de liderança é acompanhada pelo uso das melhores técnicas no procedimento.

Otorrinolaringologista com atuação exclusiva em rinosseptoplastia estética, reparadora e funcional, Souza se tornou referência nessas cirurgias e é sempre procurado por profissionais que buscam aperfeiçoar o procedimento.

Foi a partir da demanda por uma melhora na didática que o médico combinou duas tecnologias para fazer, de maneira inédita, uma cirurgia com o uso de dispositivos de realidade aumentada. Souza é titular da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial, além de ser membro da da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies e da Rhino

Os óculos RealWear Navigator captam, com precisão, o campo de visão do cirurgião, e transmitem, permitindo que o aluno acompanhe os detalhes, como se ele estivesse fazendo a cirurgia. É uma vivência de aprendizado completa, com uso inédito de realidade aumentada.

 E tem mais aparatos tecnológicos inovadores. Com a combinação de outro dispositivo, o hands overlay, o aluno, além de assistir e ouvir tudo que acontece durante a cirurgia, poderá interagir, levantando dúvidas e outras questões com relação aos procedimentos realizados naquele instante. “Com essa interação completamos a didática necessária para que o aluno tenha segurança e conhecimento para fazer uma rinoplastia de excelência”, afirma Souza.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside