Home Negócios NeuralMed recebe aporte da gestora de investimentos Good Karma Ventures

NeuralMed recebe aporte da gestora de investimentos Good Karma Ventures

por Redação
0 comentário

A NeuralMed, empresa que utiliza algoritmos proprietários para minerar e refinar dados estruturados e não estruturados de pacientes, contidos principalmente em prontuários médicos, laudos e exames, recebeu um aporte de capital liderado pela Good Karma Ventures, gestora de investimentos em impact growth.

O investimento, cujo valor não foi revelado, tem o objetivo de possibilitar o plano de expansão da NeuralMed e a ampliação do portfólio de produtos, que visa a melhora da qualidade de vida da população e a redução de custos do sistema de saúde.

Entre os casos recentes de sucesso de emprego da inteligência artificial (IA) desenvolvida pela NeuralMed pode-se mencionar o primeiro projeto junto à Hapvida Notredame Intermédica, implementado na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. A partir de uma base de aproximadamente 100 mil vidas, o Atlas, produto de mapeamento populacional da NeuralMed, permitiu identificar uma população de 3,8 mil novos pacientes diabéticos, que até então não estavam no programa de prevenção da operadora de saúde.

Segundo estimativas, o programa preventivo dos pacientes irá incrementar a qualidade de vida, reduzir consultas e internações, além de evitar gastos de até R$ 12 mil reais anuais por paciente, representando uma economia potencial de R$ 45 milhões somente nesse projeto. De acordo com a NeuralMed, o valor do produto se prova no interesse dos clientes, uma vez que a empresa já atua no monitoramento da saúde de mais de 4 milhões de vidas em menos de seis meses após o lançamento do Atlas.

“Com o aporte, e principalmente, com o apoio do time da Good Karma Ventures, vamos evoluir nossos produtos atuais, além de expandir o portfólio. Este ano ainda, veremos a expansão do Atlas, com a inclusão de pacientes oncológicos. Além disso, em breve, anunciaremos nossa entrada no setor de pesquisas clínicas junto às farmacêuticas. Tudo isso nasce da nossa missão: trabalhar a abundância de dados que o setor de saúde gera e não usa em ações que melhoram a saúde da população”, afirma Anthony Eigier, cofundador e CEO da NeuralMed (primeiro na foto da esq. para a direita).

A Good Karma enxergou um alto potencial na NeuralMed , devido a identificação de pacientes crônicos ou em situação crítica de saúde muito mais cedo do que os processos atuais permitem, o que necessariamente se traduz na melhora da qualidade de vida, além de gerar economias reais para o custoso sistema de saúde. “Nosso intuito é que a NeuralMed se torne a principal empresa de inteligência de dados para a saúde da América Latina e um importante agente na transformação da saúde baseada em valor”, explica Raphael Falcioni, sócio da Good Karma Ventures e responsável pelos investimentos da gestora no pilar de saúde (no meio na foto). A expectativa é de que os produtos da NeuralMed estejam em mais de 400 hospitais ao redor do país e que o Atlas alcance 14 milhões de vidas nos próximos anos.

Segundo o executivo da Good Karma, a gestora entende que o setor de saúde precisa avançar na capacidade de trabalhar os dados, mas existe um desafio enorme para que isso aconteça, principalmente devido à integração dos sistemas e fluxos de processos dos grandes stakeholders da saúde. “A capacidade da NeuralMed se conectar rapidamente aos sistemas utilizados pelas empresas de saúde, processar milhões de dados estruturados e não estruturados, a fim de entender históricos e comportamentos e minerar esses dados para gerar poderosos insights para os médicos é única. Além de que, a tecnologia não afeta a forma de trabalho do corpo clínico. Estamos animados em saber que os médicos e enfermeiros são os grandes aliados e beneficiários das soluções oferecidas pela empresa”, finaliza Falcioni.

O uso de IA no segmento da saúde potencializa a qualidade e acurácia dos resultados médicos. Segundo dados da empresa de pesquisa Frost & Sullivan, publicada pela National Library of Medicine, estima-se que o uso de IA melhore os resultados médicos em até 40%, enquanto reduz o custo dos tratamentos em até 50%.

A NeuralMed já observa que os clientes que possuem programa de prevenção em vigor estão percebendo uma redução no número de internações e cirurgias desnecessárias, ao mesmo tempo em que constatam uma melhora na qualidade de tratamento e satisfação do paciente.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside