GestãoNewsletter

Canon Medical Systems do Brasil migra sistema tributário e fiscal para nuvem

0

Com mais de 100 anos de atuação, a Canon Medical Systems foi pioneira no Japão com pesquisas em tubos de raios-x em 1914 e, hoje, oferece uma gama completa de soluções de diagnóstico por imagem médica, incluindo tomografia computadorizada, ultrassom e ressonância magnética em todo o mundo.

No Brasil, a companhia conta com 200 colaboradores diretos e indiretos com sede em Barueri e uma fábrica em Campinas, que produz e comercializa os equipamentos médicos da marca, além de prestar manutenção para todo o país.

Cliente da Synchro desde 2009, a Canon Medical Systems decidiu migrar seu sistema tributário para a nuvem em março de 2020, mês que marcou o início da pandemia por aqui.

“Os constantes ciclos de conferência, implementação e homologação das atualizações da legislação tributária oneravam muito a nossa equipe de tecnologia, respondendo por até 60% do tempo de trabalho dos analistas, uma realidade incompatível com nossa atividade dentro da empresa tomando um tempo precioso que deveria ser dedicado ao desenvolvimento de informações para business intelligence” suportando a alta direção da empresa nas tomadas de decisões estratégicas” , relembra Marco Aurélio Bafi, gerente de TI da companhia.

As recorrentes atualizações das obrigações determinadas pelo governo também refletia no SLA mais demorado de resolução de tíquetes de outras áreas para a equipe de TI na época, sobrecarregando os profissionais com as demandas da área fiscal, principalmente quando os upgrades vinham em combo.

“Dedicávamos nossa energia para atualizar as obrigações tributárias para estarmos em conformidade com a lei, uma prioridade da nossa operação, mas precisávamos reverter esse cenário para focar na parte estratégica da companhia, e como estávamos satisfeitos com a parceria desenvolvida nessa última década com a Synchro, nos interessamos pelos benefícios da solução Cloud, que possui segurança e agilidade nos upgrades da legislação”, avalia Rafael Gomes, analista de Sistemas da Canon que liderou a transição do sistema On Premises.

Tecnologia de conformidade tributária para nuvem pioneira no Brasil, a solução Synchro Cloud realiza as etapas de implementação e homologação das atualizações das obrigações tempo real para os clientes, cabendo a eles apenas o acompanhamento das tarefas no dia a dia.

Assim, após aprovações da diretoria local, a equipe de TI da Canon Medical Systems deu início à migração para a Synchro Cloud enquanto atuava na disponibilização da infraestrutura com o trabalho remoto imposto pela quarentena. “Uma das consequências da pandemia, que proporcionou a grande revolução de TI dentro da empresa, giramos a chave para o trabalho remoto e mantivemos a produtividade. Com isso, conseguimos trabalhar bem com a migração do nosso sistema fiscal para a nuvem da Synchro, atualizando primeiro nossa versão da solução On Premises do software para então nos prepararmos para essa transição”, afirma Marco.

Como a solução Synchro Cloud foi uma das primeiras experiências da companhia com migração de software para a nuvem, a área de TI decidiu priorizar os módulos de ECD (Escrituração Contábil Digital) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal) da Solução Fiscal Web, além do EFD-REINF (Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída), em junho. O próximo passo segundo Rafael é migrar também a solução DFe (Documentos Fiscais Eletrônicos), que concentra as demandas diárias de emissão de notas fiscais.

“Como a mudança era grande, adotamos a estratégia de migrarmos primeiramente os sistemas de entrega de obrigações fiscais mensais e anuais, pois teríamos tempo hábil em manter a operação no formato On Premise, reduzindo os riscos de comprometer nossas entregas em um cenário hipotético de problemas durante o Go Live. Com o sucesso do projeto e principalmente o ganho de experiência nesta transição, em breve pretendemos também migrar para a nuvem nossa solução Synchro de emissão de NF-e”, destaca Rafael.

Prodecon obtém liminar para que plano de saúde permita downgrade

Artigo anterior

Vacina contra a Covid-19: sites fraudulentos simulam cadastro para roubar dados pessoais

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais Gestão