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PBMs ampliam acesso a medicamentos e adesão ao tratamento por meio de descontos

por Redação
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A Funcional Health Tech está investindo na evolução da sua solução para Programas de Benefício Medicamento (PBM). Com o objetivo de ampliar o acesso aos medicamentos e aumentar a adesão aos tratamentos, a companhia oferece uma solução que integra a cadeia de abastecimento da indústria farmacêutica aos Pontos de Venda (PDVs) com capilaridade, controle de regras de desconto, gestão do ressarcimento e análise de dados. E, com isso, tem se destacado no mercado como parceira da indústria farmacêutica para estratégia de comercialização, com crescimento de vendas e faturamento e ótimos resultados no lançamento de produtos.

A Funcional já suportou dezenas de indústrias farmacêuticas para a melhor gestão de descontos em medicamentos. Recentemente, um cliente que migrou seu programa para a companhia registrou aumento de 86% nas vendas já no primeiro ano de operação. Isso foi possível a partir de um processo prático, com excelência operacional, para que novos pontos de venda pudessem se cadastrar e começar a vender pelo programa. Com uma rede credenciada maior, cresceu também o número de inscrições de pacientes. No primeiro ano, houve um aumento de 2,5 vezes no volume de novas inscrições mantendo os produtos já participantes do programa.

“Nossa solução de PBM é pensada para proporcionar acesso ao tratamento medicamentoso por de meio de programas de relacionamento com política de desconto em uma rede credenciada que conta com mais de 40 mil PDVs e e-commerce. Para isso, nós customizamos as regras de desconto e adaptamos a solução de acordo com a necessidade e a estratégia de cada cliente”, explica Adriana Serra, Diretora de Produtos e Analytics da Funcional Health Tech.

A solução da Funcional também mostrou sucesso na inserção de um produto já maduro dentro de um programa já existente, com incremento de 25% sobre o volume de venda projetado. O cliente decidiu incluir um produto já maduro de seu portfólio dentro do seu PBM que já estava em operação. Mas ele precisava aplicar uma regra de desconto que promovesse maior adesão ao medicamento com rentabilidade positiva e ainda conhecer melhor o perfil de compra de seus pacientes.

Para atender a essa demanda, a Funcional introduziu o medicamento no programa de maneira customizada, com o alinhamento de regras de desconto de acordo com o objetivo do cliente, conseguindo que já no primeiro mês de operação do medicamento dentro do PBM, 49% das suas vendas fossem realizadas via Funcional. Como resultado, registrou 13% a mais de faturamento quando comparado ao cenário de vendas projetado sem PBM. Além disso, a companhia também passou a oferecer em seu dashboard insights sobre a base de pacientes, mostrando a jornada e o perfil do consumidor ao longo do tratamento.

O PBM também tem apresentado ótimos resultados dentro da estratégia de lançamento de produtos da indústria farmacêutica. Um cliente da Funcional enfrentava o desafio de lançar um novo medicamento dentro de um mercado já bastante competitivo e com concorrentes consolidados. Por isso, a entrada desse novo produto exigia a oferta de condições fortes o suficiente para ganhar espaço da concorrência. Com o apoio da Funcional, o lançamento foi planejado já dentro de um programa em operação e consolidado e, no período de um ano, 76,4% do total de vendas foram dentro do programa. Além disso, utilizando a inteligência de dados da companhia, o cliente pôde aprender sobre o comportamento de uso e o perfil de quem consumia o medicamento, o que direcionou a estratégia de venda do produto e até a forma de abordagem na visitação médica, outra ferramenta muito utilizada pela indústria.

De acordo com Mariane Magalhães, Head de Produtos da Funcional Health Tech, por meio do PBM da companhia a indústria farmacêutica consegue oferecer acesso ao tratamento medicamentoso com preços competitivos, sem perder rentabilidade, e estabelecer um relacionamento próximo com o paciente. “O PBM permite à indústria aumentar a adesão ao tratamento, ao mesmo tempo que ela consegue atuar no preço de forma rápida para alcançar os melhores resultados comerciais e adquirir informações sobre a jornada do tratamento”, afirma

Para atingir resultados cada vez melhores, a Funcional trouxe novidades para o PBM que vão desde a redução do tempo de cadastro do paciente e mais flexibilidade no cálculo de ressarcimento até mais facilidade para o acompanhamento das reposições de produtos e a ampliação da presença no e-commerce.

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