Especialista em soluções em saúde há mais de 28 anos, a Seguros Unimed inova na proposta de percurso assistencial voltado aos segurados diagnosticados com câncer. A companhia lançou a ‘Linha de Cuidado Oncológico’, iniciativa que integra o programa ‘Cuidando de Perto’ e tem como premissa o cuidado centrado no paciente, que passa por um momento de fragilidade no tratamento da doença.
A nova proposta agrega valor aos clientes da Seguradora, ao disponibilizar uma equipe para orientar todas as etapas do tratamento, de forma personalizada e contínua. “Direcionamos os pacientes para parceiros com níveis de excelência no mercado para o tratamento da doença, como o Centro de Combate ao Câncer. Isso garante uma assistência integrada e maior efetividade no cuidado”, explica o superintendente de Provimento Saúde da Seguros Unimed, Luís Fernando Rolim Sampaio.
Outro diferencial é que o paciente é acompanhado pelo mesmo médico durante todo o percurso assistencial, garantindo os melhores resultados. Além de ter um verdadeiro consultor para cuidar da saúde, há também o acompanhamento contínuo de uma equipe multidisciplinar composta por nutricionista, psicólogo e farmacêutico. Todos focados em garantir um atendimento individualizado e humanizado, com maior acolhimento dos segurados e dos seus familiares.
Para o diretor comercial do Centro de Combate ao Câncer, Henrique Pereira, “esse movimento da Seguros Unimed traz o paciente para o centro da questão, fazendo com que ele tenha os melhores resultados clínicos, tanto em termos de saúde quanto de custos com o tratamento”.
A nova ‘Linha de Cuidado Oncológico’ contempla clientes alocados em São Paulo. O objetivo é expandir para todo o Brasil até 2020, a partir de parcerias com prestadores especializados em câncer pelo país. A abordagem integrada responde por um índice de 97% de satisfação dos pacientes na fase piloto.
Inovação no modelo de pagamento por bundles
A proposta da Seguros Unimed é inovar também no modelo de remuneração dos seus parceiros neste projeto, atrelando o pagamento ao resultado assistencial oferecido para o cliente, no formato de bundle. A adequação traz benefícios diretos na qualidade e nos resultados do tratamento, além de garantir sustentabilidade ao prestador e à Seguradora. Trata-se de um modelo inovador no mercado segurador brasileiro, apesar de já existir em países da Europa e dos Estados Unidos.
Três fases para implantação
A Companhia iniciou o projeto piloto da ‘Linha de Cuidado Oncológico’ em 2017, dividindo a implantação em três fases. Neste ano, o programa está em sua segunda fase, e mostra resultados expressivos. Atualmente, estão previstas melhorias na ampliação no número de parcerias com clínicas, hospitais e laboratórios, além do aumento das patologias cobertas pelo projeto. Hoje, são atendidos pacientes com câncer de próstata, mama e colorretal, sendo esses os de maior incidência em sua carteira de clientes.
Até 2020, a meta é expandir o projeto pelo Brasil e já contemplar o modelo de pagamento por bundle com todos os parceiros.