segunda-feira, abril 29, 2024
Home Negócios Startup SD Conecta desenvolve um espaço seguro para o compartilhamento científico entre médicos de todo o Brasil

Startup SD Conecta desenvolve um espaço seguro para o compartilhamento científico entre médicos de todo o Brasil

por Redação
0 comentário

A busca constante por conhecimento é uma das máximas do setor de saúde, que avança no ritmo acelerado da ciência e tecnologia. Assim, é comum que médicos de diferentes especialidades busquem trocar experiências com colegas, especialmente em eventos e congressos. No entanto, no vaivém corrido do dia a dia na medicina, é comum que novas dúvidas surjam na mesma velocidade que precisam ser solucionadas. E é neste cenário que, em 2020, nasce a SD Conecta.

Foi lidando com a própria experiência e observando seus colegas de profissão que o médico radiologista Lorenzo Tomé criou a startup. Inspirado na agilidade de grupos de WhatsApp e outras redes sociais, ele teve a ideia de desenvolver uma plataforma de comunidades médicas que visa facilitar o compartilhamento de conhecimento em um ambiente seguro e composto por profissionais de diversos locais. “Entre o branco e o preto da medicina, existem vários tons de cinza, o que exige do médico um esforço enorme para saber qual conduta se adequa à realidade dele e à região geográfica em que ele atende. Desta forma a ideia foi propor um espaço dinâmico para discutir diversas questões científicas baseadas na experiência dos colegas, de maneira fácil e gratuita e rápida”, diz.

De maneira formal, gratuita e centralizada na comunidade médica, a inovação da plataforma reside em proporcionar aos médicos comunidades especializadas em diferentes áreas da medicina para debater casos clínicos, esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e receber suporte de especialistas renomados.

Para gerar receita, a SD Conecta também facilita o relacionamento de médicos com a indústria farmacêutica, que é uma peça fundamental para o desenvolvimento do negócio. “O modelo é como o de uma rede social e para mantermos as comunidades ativas contamos com o apoio publicitário de grandes farmacêuticas, como posts patrocinados, por exemplo”, explica o CEO da SD Conecta.

Case de sucesso e expansão sustentável

Tomé destaca que este modelo, vigente há cerca de um ano, progrediu e foi aprimorado durante a pandemia, com a crescente demanda por contato e ensino digital. A primeira comunidade de destaque da startup é a Cardiogram, direcionada para médicos especializados em cardiologia.

As interações no grupo acontecem diariamente, com a participação de profissionais que atuam em hospitais de referência, como por exemplo no Hospital Israelita Albert Einstein. Assim, em um ano de vida, já são mais de 10 mil participantes, quase 2 mil publicações, mais de 7,5 mil comentários nos posts e cerca de 23 mil interações entre os membros da comunidade Cardiogram.

Para o próximo ano, a meta é expandir o negócio de maneira sustentável, replicando o modelo bem-sucedido para outras especialidades já mapeadas, como oncologia, reumatologia, hematologia, pediatria e endocrinologia. Para avançar com os planos em 2024, Tomé e seu sócio optaram pela captação de investimentos junto à Questum, assessoria de M&A e investimentos em startups.

Rafael Assunção, founder e managing partner da Questum afirma que o investimento auxiliará a SD Conecta a replicar o modelo que já deu certo em outras especialidades médicas: “a empresa provou que seu modelo de negócios funciona, tanto pela procura e engajamento dos médicos usuários da plataforma ao se conectarem com seus pares, quanto pelos seus clientes, as farmacêuticas que buscam propagar seus medicamentos para a base de especialistas”

Para Tomé, as possibilidades da SD Conecta são positivas para todas as 55 especialidades da medicina. “A visão de longo prazo é crescer de maneira sustentável, nos mantendo fiéis à nossa essência de gerar mais valor para o setor de saúde e consolidar o nosso papel como uma referência no intercâmbio de conhecimentos médicos”, finaliza.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside