segunda-feira, maio 20, 2024
Home News Abraidi defende compromisso do setor com práticas concorrenciais mais éticas

Abraidi defende compromisso do setor com práticas concorrenciais mais éticas

por Redação
0 comentário

A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (Abraidi) defendeu durante o 11º Encontro da Coalizão Interamericana de Ética no Setor de Tecnologia Médica (foto), realizado este mês em Boston, EUA, que todos os players do setor de saúde se comprometam com a integridade e com práticas concorrenciais mais éticas. A Abraidi é membro da Comissão Executiva da Coalizão, foi representada pelo presidente, Sérgio Rocha, e pela conselheira, Patricia Braile, 

A entidade defendeu, durante as mesas de discussões, que todos os players do setor de saúde se comprometam com a integridade e com a ética concorrencial. Rocha, destacou algumas distorções no Brasil que ainda comprometem esses propósitos. “Há cinco anos temos promovido um levantamento anual que revela problemas que só existem no país, como retenções de faturamento, glosas injustificadas e inadimplência. Somadas, essas distorções, chegaram a R$ 1,45 bilhão em recursos contingenciados por hospitais e planos de saúde, na última pesquisa apresentada no primeiro semestre deste ano”, destacou.

O dirigente ressaltou o compromisso da Abraidi com os princípios de Bogotá e com a Coalizão Interamericana de Ética no Setor de Tecnologia Médica, que é a primeira e única iniciativa em todo o hemisfério ocidental para fomentar a integridade e a ética no setor.  A coalizão reúne inúmeras associações empresariais, de importadores e distribuidores de dispositivos médicos, das três Américas. “Esses princípios são básicos em nossa agenda de trabalho, mas eles precisam ser abraçados por todos os players, como hospitais e planos de saúde”, defendeu Rocha.

Rocha e Patricia informaram, na reunião, as iniciativas constantes da Abraidi para ampliar o compromisso das associadas com programas de integridade e atuação ética. “Apresentamos a Trilha de Compliance, que é uma reformulação do curso básico que a Abraidi oferece todos os anos aos associados, com o objetivo de capacitar as empresas para que avaliem seus programas de integridade sob o ponto de vista da efetividade. Mais do que ter programas de compliance e integridade, agora vamos focar nas efetividades deles”, disse Rocha ao informar que mais de 80% das associadas já declaram possuir um programa de integridade ou um código de ética e conduta e que estão desenvolvendo as outras etapas.

 O lançamento do curso Trilha de Compliance será em 8 de novembro, com objetivo de apoiar as empresas associadas a implementarem um programa efetivo e fomentar a agenda de integridade em toda a cadeia de valor. 

A reunião da Coalizão Interamericana de Ética no Setor de Tecnologia Médica também debateu as principais ações do grupo para 2023, além da atualização das ações das associações dos países membros que avançam em relação à integridade, além de um debate sobre a nova lei de licitações brasileira, entre outros assuntos.

A Abraidi ainda participou da reunião da Coalizão de Convergência Regulatória com presença da Anvisa e de outros órgãos reguladores em todos os debates nos diversos encontros e nas discussões temáticas, de Boas Práticas Regulatórias e o avanço dessa agenda nos países da América Latina.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside