Home News Albert Einstein lança plataforma de divulgação científica Science Arena

Albert Einstein lança plataforma de divulgação científica Science Arena

por Redação
0 comentário

Acaba de ser lançado no mercado do Science Arena, uma plataforma de comunicação para divulgação científica que projeta o trabalho de pesquisadores, reúne conteúdo com enfoque nas ciências da saúde com objetivo de estimular reflexões sobre os rumos da ciência no Brasil e no mundo.

O Science Arena oferece conteúdo com acesso aberto nas versões português e inglês e inclui ensaios e análises produzidos por pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais, além de reportagens elaboradas por jornalistas especializados na cobertura científica. A iniciativa é liderada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

“Ao unir esforços, pesquisadores, profissionais de comunicação e jornalistas podem não só fortalecer o combate à disseminação de desinformação, mas também estabelecer canais de diálogo, a fim de aumentar o impacto da ciência na sociedade. O propósito do Science Arena é justamente ser um veículo que promove essa interação, a troca e o compartilhamento de conhecimento entre pesquisadores com foco na melhoria da saúde para a população”, afirma Débora Pratali, diretora de comunicação institucional do Einstein.

A pandemia de Covid-19 evidenciou a necessidade global de organizações de pesquisa, públicas e privadas, investirem em divulgação científica para toda a população para combater a disseminação de notícias falsas e os movimentos anticiência. Também tornou mais explícita a urgência em ampliar canais de comunicação dentro da própria comunidade de pesquisadores, com o objetivo de estreitar laços de colaboração e acelerar novas descobertas capazes de auxiliar na solução de problemas da sociedade.

“O Science Arena nasce com a missão de ajudar na democratização do conhecimento, além de conectar o trabalho de cientistas brasileiros com o de outros países”, diz Bruno Pierro, editor do portal. “Nos últimos anos, aprendemos que a ciência aberta pode contribuir e muito para tornar a pesquisa mais transparente, diminuindo lacunas de conhecimento entre nações e promovendo novas colaborações nacionais e internacionais”, reforça Pratali.

”A tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas dependem cada vez mais de embasamento científico para superar desafios complexos, como a ameaça de novas epidemias e pandemias, o impacto das mudanças climáticas, o aumento da desigualdade social, o agravamento da insegurança alimentar no mundo e as tecnologias emergentes, sejam biológicas ou de engenharia. O Science Arena já nasce como uma ferramenta com potencial de gerar impacto nessa realidade”, ressalta o imunologista Luiz Vicente Rizzo, diretor-superintendente de pesquisa do Einstein.

Esses temas são discutidos com equilíbrio e profundidade em reportagens e ensaios no novo portal, assim como o panorama do financiamento científico nacional, os desafios da ciência aberta e os avanços no combate às raízes moleculares de doenças neurodegenerativas, para citar alguns exemplos.

O Science Arena também dedica um espaço para discutir a carreira de pesquisador e a vida acadêmica, além de contar com uma seção em que cientistas indicam leituras fundamentais em diferentes assuntos.

“Construir o Science Arena, um ponto de convergência para pesquisadores e suas ideias, é um empreendimento a favor da ciência aberta, mentalidade de construção coletiva, de compartilhamento de dados e informações. Isso fomenta um modelo cada vez mais inclusivo de construção do conhecimento”, afirma Pratali.

Todo conteúdo já está disponível na plataforma e as novidades também pode ser recebidas pela newsletter.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside