sexta-feira, abril 19, 2024
Home News Farmácias podem agora cadastrar-se no dispensador Memed utilizando login do SNGPC

Farmácias podem agora cadastrar-se no dispensador Memed utilizando login do SNGPC

por Redação
0 comentário

A Memed, healthtech pioneira em prescrição digital no país,  trouxe mais um benefício importante para o varejo farmacêutico. O cadastro gratuito na solução de dispensação digital de medicamentos pode ser agora realizado utilizando-se o login do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). O objetivo é simplificar o acesso ao varejo e aumentar ainda mais o número de farmácias cadastradas – atualmente são cerca de 30 mil -, trazendo maior conveniência e segurança tanto para quem dispensa o medicamento, como para o consumidor.

Segundo Acsa Cardoso, product owner na Memed, embora simples, antes o processo de cadastro das farmácias para uso do dispensador era manual, o que poderia levar um tempo maior para que fosse concluído. Agora o cadastro da loja na plataforma de dispensação pode ser feito em poucos cliques, bastando acessar a página do dispensador Memed. Vale ressaltar que as informações de login e senha de acesso ao SNGPC  não são armazenadas pela Memed, sendo utilizadas apenas para retornar os dados da drogaria e facilitar o processo de cadastro.

O registro digital da dispensação equivale à retenção da via da farmácia para um dado medicamento e evita que o paciente utilize a mesma receita mais de uma vez, por exemplo. Além disso, o dispensador reconhece quando uma receita digital emitida pela Memed não está assinada com a certificação digital no padrão ICP Brasil, emitindo um alerta. Isso garante não só a segurança da informação, como também auxilia na prevenção de fraudes.

“Qualquer farmácia pode ter acesso gratuito ao Dispensador Memed e começar a dispensar receitas de forma digital imediatamente. Entendemos que essa solução é um avanço essencial para a criação de um ecossistema digital de saúde no país e, por isso, assim como a prescrição digital para médicos, não há nenhum custo para drogarias e farmácias na dispensação de receitas digitais realizadas presencialmente nas lojas. Nosso objetivo é que essa digitalização traga maior segurança para um processo que ainda hoje apresenta várias brechas para erros e fraudes”, ressalta Acsa Cardoso.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside