Home News Anahp divulga pesquisa inédita sobre percepção da crise na saúde suplementar

Anahp divulga pesquisa inédita sobre percepção da crise na saúde suplementar

por Redaçãp
0 comentário

Durante o Conahp 2023, que aconteceu em São Paulo nos dias 18 e 19 de outubro, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) lançou uma iniciativa inédita durante essa edição, realizando uma pesquisa com os participantes para medir sua percepção a respeito do cenário atual, bem como para identificar quais aspectos têm motivado a crise.

Compreendendo que a saúde vive hoje uma crise sem precedentes, 82,51% dos participantes acreditam que a solução depende de uma mudança estrutural significativa para voltar a crescer de forma sustentável.

O estudo revela, ainda, em ordem de prioridade, quais os principais responsáveis pelo cenário atual. Com maior peso foi citada a necessidade de se criar novos modelos de relação entre prestadores, operadoras, indústria e contratantes, seguido pelo crescimento dos custos assistenciais e pela falta de investimento em atenção primária e medicina preventiva. Outros pontos prioritários são a falta de um ecossistema de dados para gestão de saúde, o envelhecimento populacional e a incorporação de novas tecnologias.

Para 91,49% dos respondentes, a superação da crise acontecerá a partir de transformações profundas nas operadoras, prestadores e fornecedores, com maior envolvimento dos contratos.

Além disso, 54,62% alegam que não há outra alternativa que não seja uma reforma estruturante do setor, dados que revelam a necessidade de uma mudança nos modelos de relação entre todos os players.

No entanto, para a maior parte dos participantes, ainda há esperanças – 54,14% acreditam que a saúde brasileira já enfrentou dificuldades semelhantes no passado, o que pode fortalecer o setor neste momento, trazendo uma visão otimista para os próximos anos.

“Temos um passado a festejar, um futuro a construir e um presente a corrigir. E isso tem que ser feito com urgência, através de uma discussão democrática, pluralista, onde ninguém pode ser afastado de falar, mas todos devem ter a boa vontade de ouvir”, defende Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside