quarta-feira, junho 19, 2024
Home News Hilab lança serviço gratuito de saúde para a população

Hilab lança serviço gratuito de saúde para a população

por Redação
0 comentário

Já pensou em ter a possibilidade de saber como está sua saúde em poucos cliques, online e de graça? Agora, isso é possível com a ‘Calculadora de Saúde Hilab’, um portal que medirá – simbolicamente – o índice de bem-estar da população, com base numa autoavaliação da rotina e hábitos, como uma proposta de rastreamento e prevenção de doenças, mas sempre levando em consideração a procura de um médico para qualquer diagnóstico.

No site, recém-lançado, a pessoa responderá um questionário, que servirá de base para uma nota que indicará o possível estado de saúde. A partir daí, a ferramenta fará uma sugestão de quais exames de análises clínicas deve buscar realizar, valendo inclusive os que são feitos nas farmácias. Depois, com os laudos dos exames em mãos, ela será orientada a procurar o serviço médico especializado para, então, ter o diagnóstico e a indicação de tratamento mais adequado.

“Cabe ressaltar que a avaliação do aplicativo é apenas simbólica e sugestiva, isto é, quem faz a avaliação do real estado de saúde, bem como o diagnóstico de uma possível doença e a recomendação do seu tratamento é sempre um médico. Com isso, a intenção é apenas estimular a busca por cuidados adequados de saúde, quanto antes possível e já com um exame em mãos, para agilizar a jornada do paciente no sistema de saúde de maneira geral”, Guilherme Pozzolo, médico da Hilab.

A novidade é um lançamento da Hilab, biotech brasileira e especialista em tecnologia diagnóstica, em parceria com a rede de farmácias Pague Menos. A iniciativa visa incentivar a prevenção de doenças, a atenção primária à saúde, a busca por atendimento médico especializado e diagnósticos precoces para tratamentos mais assertivos, além de estimular uma rotina de hábitos mais saudáveis.

Exames de sangue em farmácias

Em julho, a Hilab firmou um novo contrato com a Pague Menos para ampliar a oferta de consultórios farmacêuticos para realização de exames de sangue em drogarias, atendendo uma demanda crescente gerada por uma nova regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a RDC 786/2023, que autoriza o procedimento.

Em vigor desde o dia 1º de agosto, as novas regras da Anvisa permitem a realização de exames de análises clínicas em farmácias no Brasil, mas também em clínicas particulares e consultórios isolados. Com a medida, brasileiros têm à disposição nesses estabelecimentos diversos tipos de exames, desde os mais simples e conhecidos, como os que identificam gravidez e diabetes, até alguns mais específicos, como o de PSA (para pesquisa de câncer de próstata), Dengue, Zika, Influenza, e nível de Vitamina D, entre outros. O preço poderá variar de 15 a 100 reais, aproximadamente, conforme o tipo do teste e localização da drogaria, por exemplo.

“Para os pacientes, a medida da Anvisa amplia a quantidade de exames e estabelecimentos disponíveis para realização, o que facilita a utilização do serviço e influencia na busca por cuidados médicos. Vale destacar que o nível de precisão desses exames é elevado e importante para uma triagem inicial, que deve ser acompanhada por um médico, com auxílio de dados clínicos e outros exames complementares, se forem necessários”, comenta Dr. Bernardo Almeida, infectologista e diretor médico da Hilab.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias