Home Gestão Afastamentos por transtornos de saúde mental sobem 38% em 2023

Afastamentos por transtornos de saúde mental sobem 38% em 2023

por Redação
0 comentário

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2023 foram concedidos no Brasil 288.865 benefícios por incapacidade decorrente de transtornos mentais e comportamentais. Esses benefícios englobam tanto afastamentos temporários quanto permanentes.

A advogada especialista em saúde mental, Adriana Belintani, aponta dois principais fatores que contribuíram para esse cenário. Primeiramente, a pandemia exacerbou os transtornos mentais, ampliando sua visibilidade e impacto. Em segundo lugar, observa-se uma maior conscientização das pessoas sobre a importância de buscar ajuda profissional, o que resulta em um aumento das solicitações de afastamento por incapacidade.

Diante dessa realidade, muitos trabalhadores se veem obrigados a se ausentar de suas atividades para cuidar de sua saúde mental. Belintani esclarece que o afastamento é válido quando a pessoa se encontra incapacitada por mais de 15 dias para o exercício de suas funções laborativas. “Nesse caso, é necessário apresentar ao INSS um atestado médico que comprove a incapacidade, o que levará ao afastamento do trabalhador após uma perícia médica”, explica Belintani.

A advogada destaca a importância de buscar ajuda especializada para tratamento, mas ressalta que as empresas também têm responsabilidade nesse contexto.

“É crucial que as empresas adotem uma abordagem proativa em relação à saúde física e mental de seus colaboradores, não apenas como um benefício, mas como parte de uma cultura organizacional de saúde. Vale salientar que há uma legislação que determina essa responsabilidade, e a negligência pode acarretar consequências jurídicas”, orienta a especialista.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside