Home News Empresas investem em programas de saúde mental dos colaboradores

Empresas investem em programas de saúde mental dos colaboradores

por Redação
0 comentário

A saúde mental dos colaboradores tem sido uma das principais pautas do mundo corporativo nos últimos anos. As empresas reconhecem, cada vez mais, a importância de priorizar o bem-estar dos funcionários para a promoção de um ambiente de trabalho mais favorável, acolhedor, colaborativo e inovador.  Com esse propósito, companhias de diferentes segmentos vem expandindo a responsabilidade social corporativa e implementando programas focados em saúde mental dos colaboradores que, consequentemente, contribuem para a promoção da saúde integral.

A epharma, uma das principais plataformas de gestão de benefícios de saúde do país, oferece o Conexão Saúde para cuidar da saúde de funcionários e familiares. O programa oferece atendimento psicológico e disponibiliza conteúdos educacionais, podcasts e diário emocional, que monitora as emoções ao longo do dia. Cerca de 61% dos chamados epharmers, como são conhecidos os colaboradores internamente, já aderiram ao programa.

Os funcionários da epharma contam ainda com meditação guiada via aplicativo para alcançar bem-estar físico, emocional e espiritual. O uso desta ferramenta acumula pontos que podem ser revertidos em doações para causas sociais e ainda soma na cobertura de seguro de vida por bons hábitos. Há ainda ranking de engajamento dos epharmers nos desafios de meditação, passos, plantio de árvores e consumo de água, entre outros.

Outra companhia que tem se comprometido com a saúde integral dos funcionários é a Hypera Pharma. Além de disponibilizar uma central de assistência, de telemedicina e de análise de resultados e encaminhamento médico, oferece serviços de apoio psicológico destinado a identificar e gerenciar casos e queixas relativos à exposição a situações de estresse, incluindo aspectos relacionados a afastamentos por motivo de saúde mental.

No segmento de construção, a Cury, uma das maiores construtoras do país, tem o projeto Mestres da Obra, que promove ações de saúde mental em seus canteiros. A iniciativa oferece palestras, trocas de experiências e meditação, em meio a um ambiente com movimentação intensa de máquinas e de operários, barulho e um cronograma de obras acelerado. Os operários dedicam parte do tempo para “parar as máquinas” e relaxar, com atividades que incluem palestras sobre saúde mental, oficinas com diversas temáticas voltadas para o desenvolvimento humano; e ateliê, onde são produzidas obras de arte com resíduos da construção. Mais de 8 mil pessoas já foram beneficiadas, entre palestras e oficinas em 30 obras de São Paulo.

Já a mineradora Bamin possui o Programa Saúde de Ferro, que engloba, além de outras frentes, a assistência psicológica a seus funcionários e dependentes. O programa consiste na disponibilidade de consultas on-line com psicólogos a preços acessíveis. A empresa realiza também diversas ações de conscientização, como palestras, distribuição de materiais de orientação e brindes.

Outro exemplo de iniciativa para promoção da saúde mental é da Embracon, administradora de consórcios com quase 3 mil colaboradores que criou o Conte Comigo, um canal de assistência voltado a prestar atendimento para pessoas que se encontram com problemas psicoemocional ou que necessitem de orientação financeira. Mais de 1800 pessoas puderam contar com o apoio nos últimos três anos. O programa é destinado para colaboradores e familiares (de até 21 anos ou até 25 anos se estiver cursando faculdade). Este ano a empresa foi reconhecida como destaque em saúde emocional pelo Great Place to Work (GPTW).

Além de beneficiar os funcionários, os programas corporativos para saúde mental contribuem para a redução do absenteísmo, aumento do desempenho, estímulo para criatividade e retenção de talentos, que se sentem apoiados em relação à saúde mental e são mais propensos a permanecer na empresa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside