NewsNewsletter

Covid: Baxter anuncia nova tecnologia para tratar falência renal aguda

0

A crise de saúde desencadeada pela pandemia do Covid-19 provocou lotação nas unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais e um aumento exponencial de pessoas com injúria renais agudas (IRA) e, consequentemente, a sobrecarga de trabalho para os profissionais de saúde que trabalham em neste ambiente.

Dados locais de um hospital de São Paulo, primeiro epicentro da pandemia no país, publicados na revista internacional Kidney 360, mostram que a incidência de IRA com necessidade de terapia de substituição renal continua (CRRT, do inglês Continuous Renal Replacement Therapy) ocorreu em 17% do total das internações de UTI durante a pandemia, ou seja, 1 em cada 5 pacientes internados em UTI precisou de suporte renal. Preocupada com o cenário e com a segurança dos pacientes e profissionais de saúde, a Baxter – empresa com amplo portfólio de equipamentos médicos e produtos farmacêuticos – anuncia o lançamento no Brasil da tecnologia Prismax e das novas soluções Regiocit, Biphozyl e Phoxilium para terapia CRRT.

Criado com base em estudos sobre as necessidades e dificuldades diárias dos profissionais de saúde que utilizam máquinas de CRRT, o sistema Prismax apresenta múltiplas ferramentas que simplificam o dia-a-dia nesse ambiente complexo de cuidados intensivos, com essa e outras terapias de suporte multi-órgãos. Para isso, a nova tecnologia conta com Interface Touchscreen Intuitiva que gerencia a terapia com opção de bloqueio da tela para prevenir alteração acidental ou não autorizada da prescrição; sensor de nível de líquido que ajusta automaticamente a altura do fluido na câmara de retirada de gases não condensáveis durante a terapia; um kit auto-efluente que reduz a necessidade de trocas constantes de bolsas com resíduos filtrados do sangue; alarmes inteligentes; e aquecedor que possibilita o controle preciso da temperatura de retorno do sangue entre 35 °C e 38 °C.

“A tecnologia Prismax foi projetada para dar mais segurança aos tratamentos dentro das UTIs, proporcionando recursos integrados que monitoram a configuração da terapia e podem ajudar a reduzir o erro humano e a sobrecarga de trabalho, principalmente da enfermagem. As múltiplas funções desses sistemas ajudarão os profissionais da saúde a terem mais confiança nos procedimentos diários e, consequentemente a reduzir a sobrecarga da equipe”, ressalta a Dra. Maristela Carvalho da Costa, nefrologista dos hospitais Sírio-Libanês e Santa Catarina e do Instituto do Coração (InCor).

Além da nova tecnologia, a Baxter apresenta ainda ao mercado brasileiro novas soluções de diálise contínua que, diferentemente das soluções já existentes, são prontas para o uso e trazem inovação no quesito segurança hospitalar, ajudando no manejo e prevenção de algumas situações recorrentes durante a terapia de substituição renal contínua e que podem agravar a situação do paciente. “A solução Regiocit fornece anticoagulação regional com citrato (RCA), evitando a coagulação no filtro da máquina de CRRT e a redução a permeabilidade da membrana. Já Biphozyl e Phoxilium são soluções completas que corrigem desequilíbrios de eletrólitos, impedem redução de fósforo na corrente sanguínea (chamada de hipofosfatemia), e eliminam escórias nitrogenadas acumuladas no organismo deste paciente”, afirma a Dra. Geovana Basso, Nefrologista e Gerente Médica da Baxter Brasil.

Sobre a CRRT

A terapia de substituição renal contínua (CRRT) é realizada em pacientes que perderam a capacidade dos rins de limpar o sangue de substâncias tóxicas. Como o próprio nome diz, o tratamento substitui o rim fazendo todas as funções do órgão, como filtrar o sangue e regular o balanço do ácido-base do corpo e do eletrólito e o fluido. A CRRT é normalmente realizada 24 horas por dia na UTI para tratar da injúria renal aguda, que normalmente se desenvolve em decorrência de outro problema de saúde, muitas vezes de forma temporária.

Argentina desenvolve teste para Covid com auxilio de impressora 3D

Artigo anterior

Quatro tendências em saúde para planejar o futuro

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News