segunda-feira, julho 22, 2024
Home News Hospital Evangélico de BH abre vagas para residência médica em nefrologia

Hospital Evangélico de BH abre vagas para residência médica em nefrologia

por Redação
0 comentário

Um dos maiores parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS) em serviços de hemodiálise e referência no atendimento de pacientes renais crônicos, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte oferece três vagas anuais credenciadas pelo Ministério da Saúde para um programa de residência médica em nefrologia que permite aos candidatos atuar nas quatro clínicas de nefrologia, no hospital e também na unidade de transplante, com a possibilidade de estágios externos. A instituição também mantém uma coordenação focada em pesquisa e inovação em saúde que os alunos a participar de projetos de pesquisa.

Coordenado pelo médico nefrologista, mestre em pesquisa clínica pela Universidade de Dresden, na Alemanha, e membro da Sociedade Americana de Nefrologia (FASN), Tiago Lemos Cerqueira, o setor apresentou, no 31º Congresso Brasileiro de Nefrologia, as conclusões do estudo “Comparação entre Fístulas Nativas para Hemodiálise” fruto de um trabalho que envolveu os médicos residentes que passaram pelo Hospital Evangélico de BH entre 2018 e 2021.

“A nossa proposta é incentivar o desenvolvimento de soluções para os problemas que enfrentamos diariamente no atendimento dos pacientes renais crônicos. Isso nos possibilita melhorar os processos e cumprir o nosso compromisso de oferecer um serviço de excelência”, enfatiza.

As médicas nefrologistas Mayra Martins Palotti e Isabela Lage Pimenta fizeram a apresentação do estudo no evento. “Saí muito segura da residência para atuar como nefrologista. Os preceptores são engajados e nos apresentam todas as áreas de atuação. A possibilidade de discutir um projeto de pesquisa com nossos pares, em um Congresso Brasileiro, é outro ganho importante”, comenta ela que atualmente trabalha em Pará de Minas.

Isabela Pimenta destaca o incentivo recebido durante a residência para participar dos projetos de pesquisa. “Fui encorajada e incentivada a me engajar nos estudos realizados pela área e o grupo teve apoio do Dr. Tiago. Embora tenha concluído em 2020, tenho, mais que preceptores, um grupo de amigos para a vida”, ressalta.

O Hospital Evangélico de BH tem quatro Centros de Nefrologia, sendo dois na capital, um em Contagem e outro em Betim, com mais de 3 mil pacientes atendidos mensalmente. A instituição também tem a sua Unidade de Transplante Renal, com 534 pacientes nefrológicos crônicos na fila de espera por um rim.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside