Home News Programas de medicamentos ajudam a enfrentar a alta de preços, defende epharma

Programas de medicamentos ajudam a enfrentar a alta de preços, defende epharma

por Redação
0 comentário

O aumento dos medicamentos que começará a vigorar a partir do dia 1º abril, pode alcançar até 5,6% neste ano, de acordo com dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma). E um dos aliados para garantir o acesso das pessoas a diversos tipos de medicamentos são os Programas de Benefícios de Medicamentos (PBM), ofertas disponibilizadas pelas drogarias para determinados produtos com preços mais atrativos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a compra de medicamentos de uso contínuo compromete cerca de 30% da renda das famílias brasileiras. “É um cenário preocupante no Brasil, observado nos registros de abandono aos tratamentos relacionados a fatores sócios-econômicos”, afirma Wilson de Oliveira Junior, diretor de negócios e operações da epharma, uma das principais plataformas de gestão de benefícios de medicamentos do país.

Além de proporcionar mais acesso aos tratamentos, as novas modalidades dos programas de medicamentos buscam integrar toda a jornada do paciente, estimulando ainda mais a prevenção de doenças e incentivando a adesão aos tratamentos, quando necessário, principalmente daqueles com doenças crônicas. Segundo dados do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 74% das mortes no mundo são causadas por doenças crônicas não transmissíveis, consideradas um problema de saúde pública global.

“Oferecer planos de medicamentos flexíveis é uma característica que a epharma traz em seu DNA, e nossa proposta é ampliar esse olhar com um objetivo mais profundo na jornada de saúde das pessoas, a fim de oferecer uma solução integral ao usuário, facilitando o acesso ao medicamento e diversos serviços que visam melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar”, afirma Wilson. “Quando o foco está na jornada da saúde dos usuários é possível personalizar as soluções de acordo com as necessidades, criando um ecossistema favorável e colaborativo centrado no cuidado integral do indivíduo”, completa.

O executivo acrescenta ainda que por meio dos PBM, é possível contribuir com melhores diagnósticos, condutas mais adequadas e indicadores de qualidade de vida de toda a população, além de disponibilizar plataformas para melhorar a aderência ao tratamento, considerado um desafio na saúde, além de disponibilizar serviços que estejam alinhados às necessidades das pessoas. “Hoje temos a capacidade de personalizar a jornada e tratar cada paciente de maneira individualizada”, garante Wilson.

Em geral, os descontos via PBM corporativo podem chegar a 80% ou a R$ 256,00 por mês, de acordo com cada programa contratado. A epharma garante dispor de planos flexíveis em que são fornecidos produtos genéricos e até de marca, gratuitamente. Segundo a empresa, volume de descontos concedidos ano passado a empresa gerou uma economia de aproximadamente R$ 2 bilhões na compra de medicamentos aos 33 milhões de beneficiários, um crescimento de quase 60% em relação ao ano anterior.

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) ainda não confirmou o valor exato do reajuste, contudo, é importante esclarecer que a correção visa acompanhar a inflação e garantir que os preços dos medicamentos permaneçam acessíveis.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside