Larry Ellison, cofundador e diretor de tecnologia da Oracle, disse que quer que a empresa crie um banco de dados global de saúde, segundo informou o site Diginomica. Ellison havia anunciado anteriormente suas ambições de desenvolver um sistema nacional de dados de pacientes após a aquisição, por US$ 28,4 bilhões, da fornecedora de EHR (Electronic Health Record, ou registro eletrônico de saúde) Cerner, em junho.
Como anunciado anteriormente, a Oracle Cerner está adicionando novos produtos ao seu sistema EHR com o objetivo de modernizar o registro de saúde e construir uma plataforma habilitada para nuvem mais aberta e conectada.
“Os registros de saúde são armazenados em bancos de dados pertencentes a todos os provedores que você já visitou em toda a sua vida”, explicou Ellison no evento “Oracle CloudWorld”, realizado na semana passada, de acordo com o Diginomica, de 25 de outubro. “É terrivelmente fragmentado. E isso cria vários problemas”, disse ele.
Ellison disse que alguns desses dados, caso o paciente deseje compartilhar com outras nações, poderão compor um sistema de saúde global. “Vamos construir dois novos sistemas de saúde pública, um nacional e um global. Ficou muito claro durante a pandemia de Covid-19 que precisamos desesperadamente de ambos os sistemas se quisermos fazer um trabalho melhor de gerenciamento cuidados de saúde, especialmente durante uma crise”, finalizou.