quinta-feira, março 28, 2024
Home Inovação Inteligência artificial da NVIDIA ajuda pesquisadores e hospitais na luta contra o câncer

Inteligência artificial da NVIDIA ajuda pesquisadores e hospitais na luta contra o câncer

por Redação
0 comentário

Netherlands Cancer Institute (NKI), um dos centros de pesquisa e tratamento de câncer mais bem avaliados do mundo, está utilizando o pacote de software NVIDIA AI Enterprise para testar cargas de trabalho de Inteligência Artificial (IA) em varreduras 3D de câncer de alta precisão do que as comumente usadas hoje. 

O modelo de IA da NKI foi previamente treinado em imagens de baixa resolução e, com a maior capacidade de memória oferecida pela NVIDIA AI Enterprise, os pesquisadores usam imagens de alta resolução para treinamento. Essa melhoria ajuda os médicos a definir melhor o tamanho e a localização de um tumor sempre que um paciente recebe o tratamento. 

Seja facilitando os exames de câncer, reduzindo falsos positivos ou melhorando a identificação do tumor e o planejamento do tratamento, a IA é um agente poderoso para a inovação e aceleração da saúde. No entanto, apesar dos benefícios, a integração de IA em soluções reais pode desafiar muitas organizações de TI. 

A suíte NVIDIA AI Enterprise que a NKI implantou foi projetada para otimizar o desenvolvimento e a implantação de IA. É certificado e suportado pela NVIDIA para permitir que hospitais, pesquisadores e profissionais de TI executem cargas de trabalho de IA em servidores convencionais com VMware vSphere em data centers locais e nuvens privadas. 

Oferecer tratamentos em infraestrutura virtualizada significa que hospitais e instituições de pesquisa podem usar as mesmas ferramentas com as quais já trabalham nos aplicativos existentes. Isso ajuda a maximizar seus investimentos e, ao mesmo tempo, tornar as inovações no atendimento mais acessíveis. 

Acelerando avanços na pesquisa da área da saúde 

A NKI iniciou rapidamente seu projeto no NVIDIA AI Enterprise usando o NVIDIA LaunchPad. O programa LaunchPad fornece acesso imediato a software otimizado em execução em infraestrutura acelerada para ajudar os clientes a criar protótipos e testar dados de ciência e cargas de trabalho de IA. Este mês, o programa foi estendido a nove localidades da Equinix em todo o mundo. 

O pacote de software NVIDIA AI Enterprise, disponível no LaunchPad, torna possível executar cargas de trabalho de IA avançadas em servidores acelerados convencionais com VMware vSphere, incluindo sistemas da Dell Technologies, Hewlett Packard Enterprise, Lenovo e muitos outros. 

Os pesquisadores da NKI usaram a NVIDIA AI Enterprise, rodando no HPE Synergy, um sistema de software composto da Hewlett Packard Enterprise, para construir modelos de deep learning combinando as enormes fontes de dados 2D, 3D e IA para apontar a localização dos tumores antes de cada sessão de tratamento de radioterapia. 

“Os médicos podem usar esta solução como uma alternativa às tomografias computadorizadas no dia do tratamento para otimizar o plano de tratamento e validar o plano de radioterapia”, afirma Jonas Teuwen, líder de grupo no Instituto do Câncer da Holanda. 

Utilizando a NVIDIA AI Enterprise, a equipe de Teuwen em Amsterdã executou suas cargas de trabalho em GPUs NVIDIA A100 de 80 GB em um servidor hospedado no Vale do Silício. A rede neural convolucional foi construída em menos de três meses e foi treinada em cerca de 300 tomografias clínicas computadorizadas de pulmão que foram reconstruídas e generalizadas para dados de cabeça e pescoço. 

No futuro, os pesquisadores do NKI também esperam traduzir este trabalho em casos de uso em potencial em radiologia intervencionista para reparar artérias em cirurgias cardíacas e implantes de cirurgia dentária. 

“Ficamos muito felizes com o avanço desta tecnologia na área da saúde, ainda mais para uma doença que atinge tantas pessoas a cada ano. Em breve, traremos para a América Latina mais avanços neste setor e que também possam contribuir para nossa medicina”, comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. 

Acelerando a implantação de IA em hospitais com NVIDIA AI Enterprise 

A NVIDIA AI Enterprise simplifica a experiência de implementação de IA para organizações que hospedam uma variedade de aplicações de saúde e operações em infraestrutura virtualizada. Ele permite que os administradores de TI executem aplicações de IA, como Vyasa e iCAD, juntamente com os principais aplicativos hospitalares, otimizando o fluxo de trabalho em um ambiente com o qual já estão familiarizados. 

Os recursos de computação podem ser ajustados com apenas alguns cliques, dando aos hospitais a capacidade de transformar o atendimento aos pacientes e aos profissionais de saúde. 

A Vyasa, fornecedora de ferramentas de análise de deep learning para saúde e ciências da vida, utiliza a NVIDIA AI Enterprise para construir aplicações que podem pesquisar conteúdo não estruturado, como registros de atendimento ao paciente. Com o software, Vyasa pode desenvolver as aplicações de deep learning mais rapidamente e ajudar a mergulhar em dados não estruturados e PDFs para avaliar quais pacientes estão em maior risco. Ele identifica aqueles que não fazem um check-up há mais de um ano e pode refinar para fatores de risco adicionais, como idade e etnia. 

“A NVIDIA AI Enterprise reduziu os tempos de implantação pela metade graças ao rápido provisionamento de requisitos de plataforma que eliminam a necessidade de baixar manualmente e integrar pacotes de software”, explica Frans Lawaetz, CIO da Vyasa. 

Os radiologistas usam o software ProFound AI da iCAD para auxiliar na leitura de mamografias. Essas soluções de IA ajudam a identificar o câncer mais cedo, categorizar a densidade da mama e avaliar com precisão o risco de câncer de mama personalizado de curto prazo com base na mamografia de rastreamento de cada mulher. Executar cargas de trabalho avançadas com VMware vSphere é importante para os clientes da área de saúde da iCAD, pois eles podem integrar facilmente as aplicações com uso intensivo de dados em qualquer infraestrutura hospitalar. 

Uma série de outros fabricantes de software, como o AI LAB do American College of Radiology e a Rhino Health, com sua plataforma de federated learning, começaram a validar seu software no NVIDIA AI Enterprise para facilitar a implantação integrando-se a uma infraestrutura de TI de saúde comum. 

A capacidade da NVIDIA AI Enterprise de unificar o data center para organizações de saúde gerou a criação de um ecossistema com a tecnologia NVIDIA. A infraestrutura comum da NVIDIA e VMware beneficia fornecedores de software e organizações de saúde, tornando a implantação e o gerenciamento dessas soluções muito mais fáceis. 

Para muitas empresas de TI e software de saúde, integrar a IA em ambientes hospitalares é uma das principais prioridades. Muitos parceiros NVIDIA Inception testarão a facilidade de implantação de suas ofertas no NVIDIA AI Enterprise nesses tipos de ambientes. Eles incluem Aidence, Arterys, contextflow, ImageBiopsy Lab, InformAI, MD.ai, methinks.ai, RADLogics, Sciberia, Subtle Medical e VUNO. 

O NVIDIA Inception é um programa que oferece suporte go-to-market, experiência e tecnologia para startups de IA, ciência de dados e HPC. As empresas qualificadas podem se inscrever para experimentar o NVIDIA AI Enterprise em laboratórios selecionados e gratuitos oferecidos no NVIDIA LaunchPad. 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside