sexta-feira, abril 19, 2024
Home Gestão Em busca de rotina ágil em serviços da rede pública, FIDI investe em automação de processos

Em busca de rotina ágil em serviços da rede pública, FIDI investe em automação de processos

por Redação
1 comentário

Em meio a pandemia, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável pela gestão do sistema de diagnóstico por imagem na rede pública, aderiu e implementou uma ferramenta de automação de processos, no intuito de facilitar fluxos internos, otimizar a gestão de tempo e, consequentemente, aprimorar a jornada do paciente. Utilizando a tecnologia BPMS (Business Process Management Suite/System), a instituição foi capaz de automatizar 28 processos em 60 dias e, hoje, realiza diversas tarefas em apenas alguns cliques.

“O projeto oferece informações e análise de dados simples e complexos de uma forma imediata e facilitada com o uso da tecnologia. Com isso, foi possível reestruturar a gestão médica, priorizando o que realmente importa, em busca de melhorias nas atividades dos colaboradores, assim como melhores resultados”, pontua Renan Delgado, gerente de TI da FIDI.

A Zeev, parceira da instituição desde o ano passado, foi responsável por prover a tecnologia BPMS, que também colabora para a padronização de tarefas internas, por meio de um workflow automatizado que conecta fluxos de trabalho, departamentos e pessoas. A ideia é otimizar a comunicação, centralizar informações e eliminar desperdícios ocultos. Isso é feito a partir da criação de repositórios de documentos e informações, disponível na própria interface do sistema.

Na área médica, a automação dos processos chegou para colaborar com a rotina atribulada dos especialistas, que agora não precisam se preocupar com tarefas rotineiras, que consumiam parte do tempo e podem ser realizadas de maneira rápida e simples. Cadastros de procedimentos e o apontamento de eventuais perdas operacionais de  suprimentos são feitos pela ferramenta, assim como checklists diários, tanto das pendências nas unidades quanto das salas de ultrassonografia, e análise de exames cancelados que entende principais motivos para o ocorrido e auxilia na elaboração de um plano de contingência.

A tecnologia também é aliada na avaliação de laudos médicos, ao notificar aqueles identificados com classificação BIRADS (Breast Imaging and Reporting Data System), que estima a chance de uma lesão visualizada em exames de mama ser um câncer de mama, ou os que apresentam NCL (Não Conformidade de Laudos) para análise e elaboração de soluções.

“Desde a implementação da automação de processos, notamos melhorias claras que vão além da agilidade de execução de tarefas. A segurança dos fluxos e pessoas envolvidas, por exemplo, é bastante benéfica para a instituição como um todo, além de termos fácil acesso a dados e métricas relevantes, que nos auxiliam a entender o que precisa ser aprimorado e/ou solucionado. Por fim, pensar digital não é tão simples quanto parece, mas as vantagens dessa mudança de cultura são inúmeras e prometem impactar positivamente a instituição a longo prazo”, completa o gerente de TI.

Notícias relacionadas

1 comentário

Low-code: guia completo com vídeo [atualizado 2021] 16 de dezembro de 2021 - 08:35

[…] de processos e automatizou 28 processos em 60 dias. Você pode ler a matéria sobre isso no link da Saudedigitalnews ou assistir ao vídeo onde o Renan conta alguns detalhes sobre a […]

Responder

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside