Home Artigos Por que apostar em um marketplace para a indústria farmacêutica?

Por que apostar em um marketplace para a indústria farmacêutica?

por Rodrigo Ferreira
0 comentário

A necessidade de construir novos modelos de negócios, conectar-se de forma on-line e trazer inovações à área de atuação deixou de ser o futuro para se tornar o presente. Todos os mercados estão se adaptando e com o segmento farmacêutico não é diferente. Na verdade, o cenário que envolve a saúde e o bem-estar da população precisou se transformar. Afinal, a mudança do comportamento do consumidor afetou diretamente todos os canais de comunicação entre a indústria e o varejo.

Em meio às tendências digitais, estratégias omnichannel ganham cada vez mais força e o poder do marketplace em benefício do setor emerge nesse contexto. Hoje, já é possível contar com uma tecnologia que integra os vários agentes da cadeia, facilitando a comunicação e negociação entre farmácias, distribuidoras e indústrias farmacêuticas. Para se ter ideia, mais de 70 mil farmácias e drogarias no Brasil já conseguem comprar diversos medicamentos e correlatos com preços diferenciados.

Assim, fica muito mais fácil aproximar a indústria dos PDVs ideais para o negócio. Em outras palavras, a solução pode ser considerada uma rede social B2B, que permite gerenciar estoques, fluxos logísticos e relações comerciais – processos que, antes, eram complexos. Ainda toda a facilidade de conexão vai ao encontro das necessidades de pacientes, hospitais e clínicas, garantindo o acesso a medicamentos de qualidade, com valores e condições acessíveis.

Entre as principais vantagens em pauta ainda destaco:

1-        Apoio às estratégias comerciais

A tecnologia promove visibilidade de toda a operação em tempo real. Assim, é possível compreender melhor diferentes cenários, comportamentos de compra e aplicar descontos e outras táticas por região, por exemplo, proporcionando trabalhar sortimento, mix de produtos, combos, cupons e campanhas pontuais. A compra autônoma também é muito favorecida.

2-       Maior alcance de PDVs e distribuidores

O marketplace que conecta todos os atores da cadeia também proporciona uma capilaridade expressiva de integração com distribuidores. É uma plataforma que traz soluções agregadas, mantendo atendimento para diferentes players nos diversos canais. Ainda com o looping dos pedidos, uma farmácia consegue permanecer sempre abastecida, minimizando a ruptura, os impactos da falta de estoque, ou problemas pontuais de crédito do ponto de vendas.

3-       Redução de custos

Com diferentes modalidades comerciais e personalização para atender necessidades específicas, privilegiando o ambiente on-line, é possível escalar vendas e, ao mesmo tempo, otimizar toda a operação, reduzindo custos.

Importância de contar com um parceiro conceituado no mercado

Todas essas facilidades só poderão ser alcançadas por meio de uma parceria estratégica que integre toda a cadeia de valor na área da saúde e do bem-estar, favorecendo modelos de negócios e iniciativas disruptivas. Investindo na inovação certa, é possível contar com o mais importante núcleo de serviços especializados no setor.

Dessa maneira, à medida que a tecnologia continua a moldar a indústria farmacêutica, o marketplace pode desempenhar um papel crucial na melhoria da saúde global, suprindo muitos desafios e revolucionando a forma como os medicamentos são distribuídos, comprados e disponibilizados para todos.

Rodrigo Ferreira, gerente de comercial e trade da InterPlayers.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside