quarta-feira, janeiro 15, 2025
Home Gestão Hospital São Francisco oferece atendimento especializado para o tratamento de lesões de pele

Hospital São Francisco oferece atendimento especializado para o tratamento de lesões de pele

por Redação
0 comentários

O maior órgão do corpo humano, a pele é uma importante barreira para proteção contra agressões externas de agentes como fungos, bactérias e produtos químicos, por exemplo. Manter a pele saudável vai muito além da estética. Principal centro transplantador renal e hepático do estado do Rio de Janeiro e importante polo de realização de cirurgias cardíacas, o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) conta agora com o Ambulatório de Feridas, com foco no cuidado e tratamento de feridas complexas e as de origem pós-cirúrgica.

A equipe é formada por três enfermeiras especialistas, duas na área da estomaterapia e uma dermatológica. “Realizamos avaliações das feridas, aplicamos condutas e fornecemos orientações voltadas ao cuidado da ferida. Além das feridas pós-operatórias, realizamos também atendimento a pacientes com feridas de outras etiologias, como pé diabético, lesões por pressão e outras”, afirma Renata Almeida, estomaterapeuta da equipe do novo serviço.

Renata destaca que algumas lesões necessitam de mais atenção do que outras. “Algumas feridas apresentam complicações, o que exige acompanhamento e cuidados específicos para a sua cicatrização. As úlceras do pé diabético e as de origem vasculogênicas, por exemplo, são complexas e tendem a ser crônicas, geralmente prolongando a cicatrização, que pode levar meses e até anos. Nestes casos, necessitam de avaliações constantes e intervenções no decorrer do tratamento e o paciente permanece em acompanhamento até a cicatrização”, explica ela.

Renata ressalta que a hidratação diária da pele é importante e, às vezes, negligenciada. Produtos com componentes hidratantes, emolientes e umectantes penetram nas camadas mais profundas da pele, fortalecendo a sua estrutura. Ela diz ainda que a ingesta hídrica adequada também é fundamental: “a água induz a síntese de colágeno da pele, tornando-a mais resistente contra agressões externas e lembra que pessoas com feridas necessitam de acompanhamento especializado para a adequação da ingestão de líquidos de acordo com a patologia.”

A especialista destaca que pessoas que apresentam feridas costumam possuir necessidades nutricionais diferentes e devem fazer acompanhamento nutricional para suplementação de proteínas, vitaminas e minerais. “Por exemplo, a desnutrição altera a regeneração da pele e reduz a síntese de colágeno e a capacidade de defesa do organismo. As anemias reduzem o aporte de oxigênio nos tecidos, retardando a cicatrização de feridas”.

Para pacientes diabéticos, o acompanhamento especializado e o controle glicêmico são importantes para a cicatrização, além da prevenção de lesões decorrentes do avanço da doença. “Tais medidas incluem a avaliação diária dos pés, especialmente a área entre os dedos, em busca de lesões, bolhas, fissuras e frieiras. Os pés devem ser higienizados diariamente com água morna e sabão neutro e devem ser bem secos, pois a umidade entre os dedos favorece o surgimento de micoses. Também é indicada a aplicação diária de hidratantes para evitar o ressecamento da pele. As unhas devem ser cortadas em linha reta, sem retirar os cantos e a remoção de cutículas e calos deve ser evitada”, orienta ela.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside