Home Gestão Grupo Farma Conde adota tecnologia de hiperconvergência e mira na expansão dos negócios

Grupo Farma Conde adota tecnologia de hiperconvergência e mira na expansão dos negócios

por Redação
0 comentário

Com objetivo de preparar ambiente tecnológico para a expansão dos negócios, o Grupo Farma Conde adota tecnologias de nuvem privada e  hiperconvergência da Nutanix pelas mãos da integradora ST3Tailor e ganha escalabilidade e alta performance da infraestrutura tecnológica. O Grupo conta hoje com quase sete mil funcionários, distribuídos nas cerca de 120 cidades em que atua, com 400 lojas, quatro laboratórios, dois Centros de Distribuição, seis supermercados e atende cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Um dos principais objetivos da área de tecnologia do Grupo Farma Conde foi promover a descentralização de forma coordenada das unidades, ou seja, reduzir a dependência da matriz para que – em caso de uma possível falha – as demais unidades não fossem impactadas, operando de forma independente, com link próprio e servidores para não haver nenhum tipo de paralisação nas vendas. Nesse sentido, o Grupo adotou ao longo dos anos o modelo on-premises (infraestrutura tecnológica local) em suas unidades – surgindo com esse movimento a necessidade de melhorar a performance do ERP e softwares específicos de atendimento no Varejo farmacêutico.

De acordo com Alexandre Rosati, diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Farma Conde, o varejo farmacêutico é extremamente regulado e deve seguir inúmeras regras de segurança, compliance e governança. Por isso, a infraestrutura tecnológica deve também atender a essas exigências com alta performance.

“Quando entrei na Farma Conde há sete anos, tínhamos 138 lojas, dois supermercados e um Centro de Distribuição. Atualmente nosso Grupo cresceu substancialmente e seguimos em forte expansão. Para crescer nossa infraestrutura on-premises nesse ritmo acelerado teríamos que implementar data centers para suportar todo ambiente. Neste ano, fizemos um estudo de mercado e escolhemos a tecnologia de hiperconvergência da Nutanix a fim de nos apoiar rumo à Transformação Digital e à migração para a nuvem de forma planejada, ponderada e totalmente estruturada”, relata o diretor.

Segundo Rosati, a opção pela Nutanix foi baseada principalmente em sua sólida operação no Brasil com equipe de suporte pós-venda, além da tecnologia inovadora que permitiu ao Grupo a possibilidade de expansão nos negócios, por meio de elasticidade e escalabilidade da capacidade de TI, amplo poder de armazenamento e processamento dos dados e aplicações, além de alta performance na ponta (ou seja, nas lojas e demais unidades).

“Adquirimos a plataforma de software com a solução NCI – Nutanix Cloud Infrastructure e temos como infraestrutura de hardware, equipamentos Lenovo. Também utilizamos os provedores de nuvem AWS e Azure para compor todo o ambiente de tecnologia”, relata o diretor do Grupo.

A implementação do projeto com a Nutanix e a integradora ST3Tailor foi concluída em setembro deste ano, apenas três meses após a aquisição da plataforma. “Nosso planejamento oficial previa seis meses, mas pela facilidade da tecnologia e excelente integração das equipes da Farma Conde, da ST3 e Nutanix, conseguimos encurtar o prazo pela metade”, comemora Rosati.

“Ficamos extremamente felizes com o sucesso do Grupo Farma Conde, que atualizou sua infraestrutura tecnológica num prazo excepcional de três meses e, acima de tudo, adotou uma visão pioneira, primando pela escalabilidade e elasticidade do ambiente tecnológico com objetivo de suportar intenso ritmo de crescimento dos negócios”, comenta Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix no Brasil.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside