Home News Estudo tenta responder se o ChatGPT é capaz de substituir médicos

Estudo tenta responder se o ChatGPT é capaz de substituir médicos

por Redação
0 comentário

Embora alguns pacientes tenham preferido recorrer ao chatbot de inteligência artificial (IA) ChatGPT para obter respostas às questões de saúde, pesquisadores da Kellogg School of Management, da Universidade Northwestern, nos EUA, dizem que é muito cedo para dizer se a IA pode realmente ser compatível com a experiência dos médicos e a maneira de cuidar.

Entretanto, de acordo com um estudo publicado no JAMA Internal Medicine na semana passada, os chatbots de inteligência artificial podem fornecer respostas às questões de saúde dos pacientes com qualidade comparável — e empatia — àquelas escritas por médicos. Uma equipe de profissionais de saúde licenciados comparou as respostas dos médicos e do chatbot às perguntas dos pacientes feitas publicamente no fórum de mídia social r/AskDocs do Reddit em outubro do ano passado, mas foram sumariamente conquistadas pelas respostas às perguntas inseridas no ChatGPT.

“As respostas do chatbot foram preferidas às respostas dos médicos e tiveram uma classificação significativamente mais alta em termos de qualidade e empatia”, de acordo com os autores do estudo.

As notícias sobre o estudo “Comparando respostas de chatbots de médicos e inteligência artificial a perguntas de pacientes postadas em um fórum público de mídia social”, de John Ayers, do Qualcomm Institute da Universidade da Califórnia em San Diego, rapidamente se tornaram abundantes e repletas de verbos decisivos como “outperforms”, “beats” ou “outplays” que deixam os médicos como objetos de manchete e lideram com o ChatGPT como o vencedor.

Mas outros estudiosos da IA generativa não têm tanta certeza de que a empatia do ChatGPT substitua a dos médicos. Segundo eles, o ChatGPT já está mostrando valor potencial para uma série de casos de uso de saúde. No estudo do JAMA, que se concentrou nas consultas dos pacientes, as respostas produzidas pelo modelo de linguagem grande foram classificadas como significativamente mais empáticas do que as respostas dos médicos. Houve uma prevalência 9,8 vezes maior de respostas empáticas ou muito empáticas.

“Embora nosso estudo tenha colocado o ChatGPT contra os médicos, a solução definitiva não é expulsar completamente o médico”, disse o coautor do estudo Adam Poliak, professor assistente de ciência da computação no Bryn Mawr College, ao UC San Diego Today. “Em vez disso, um médico que utiliza o ChatGPT é a resposta para um atendimento melhor e empático.”

Mas outros pesquisadores que examinam a utilidade da IA generativa e dos grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) no ambiente médico questionam a maneira como responder a médicos pode ter abordado questões públicas em um fórum online. “Os resultados são provocativos, com certeza, e certamente uma revelação para aqueles que são céticos em relação à interação humano-IA”, disse David Dranove, professor de gestão na indústria da saúde na Kellogg School of Management.

“Mas não tenho certeza se essa avaliação específica nos diz sobre IA ou se, em vez disso, nos diz algo sobre os médicos que participaram do subfórum do Reddit, e não tanto suas habilidades, mas seus incentivos para dedicar o tempo necessário para fornecer informações precisas e respostas empáticas”, completou.

Dranove e Craig Garthwaite, professor de pesquisa da Herman R. Smith em serviços hospitalares e de saúde e diretor do programa de saúde da Kellogg, estão colaborando em uma pesquisa que “examina os obstáculos à implementação da IA na assistência médica e identifica as especialidades que podem estar em maior risco de substituição ” em seu documento de trabalho, intitulado “Inteligência Artificial, a Evolução da Cadeia de Valor da Saúde e o Futuro do Médico”.

“Dezenas de estudos acadêmicos recentes demonstram que a IA pode contribuir para a cadeia de valor da saúde, melhorando a precisão do diagnóstico e as recomendações de tratamento”, dizem eles no resumo.

Quando perguntados sobre o que achavam da avaliação de 195 perguntas aleatórias de pacientes na nova pesquisa feita pelo San Diego Prepare Institute, da Universidade da Califórnia, e pelo National Institutes of Health, os economistas e os professores de estratégia tinham algumas perguntas. “Eu também gostaria de saber como os pacientes reagiram. Eles viram a resposta do Chatbot como mais empática? Eles estavam mais propensos a seguir o conselho?”, respondeu Dranove por e-mail ao Healthcare IT News.

O economista disse à Kellogg Insight, publicação de pesquisa da escola de administração para líderes empresariais, em fevereiro, que a compaixão pode estar na capacidade de um médico determinar o quanto uma doença está realmente afetando a qualidade de vida de uma pessoa. “Há uma necessidade de compaixão na comunicação que a IA é incapaz de contribuir”, disse ele.

Ao ser questionado sobre o quão crítica é a interação humana nas mensagens médico-paciente, seja por meio de portais de pacientes ou telessaúde, Dranove disse que não há muitas pesquisas sobre a qualidade do atendimento prestado por meio de interações online e levantou a questão do contexto. “Eu me comunico regularmente com meus médicos online, mas tenho relacionamentos de longa data com eles”, explicou. “Eu me sentiria tão confortável com a telemedicina se já não conhecesse meus médicos e eles não me conhecessem? Não tenho tanta certeza.”

Os pesquisadores publicados no JAMA sugerem que, se a IA generativa puder responder a mais perguntas dos pacientes rapidamente e com empatia, “poderá reduzir visitas clínicas desnecessárias, liberando recursos para aqueles que precisam”. Além disso, “para alguns pacientes, mensagens responsivas podem afetar colateralmente os comportamentos de saúde, incluindo adesão à medicação, adesão [por exemplo, dieta] e menos consultas perdidas”, disseram eles.

Dranove apontou que este é o objetivo de qualquer interação provedor-paciente. “Talvez os computadores possam tomar o lugar dos médicos, mas este estudo não faz muito para me fazer pensar que esse dia está chegando”, disse ele. “Não posso deixar de pensar que, se os computadores podem ser nossos médicos, eles podem ser quase tudo. As implicações são impressionantes.”

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside