ArtigosNewsletter

O futuro da telemedicina

0

O Zoom é parte do presente e do futuro da telemedicina, oferecendo soluções tecnológicas que contribuem globalmente nesse setor. Nesse contexto, é imprescindível considerar o aumento de demandas na plataforma para atender organizações na transformação digital necessária para realizar atividades de forma remota. Entre as tendências discutidas nessa área, a plataforma é destaque devido às transformações da comunicação entre médicos e pacientes.

Com isso, houve ampliação das atividades como a teleassistência, o telediagnóstico e a promoção de saúde via conexão virtual, levando em conta os aspectos éticos e legais do setor. Também destacamos o desenvolvimento de modelos de gestão de educação interativa à distância em curto prazo, esse processo envolve o fenômeno da digitalização da saúde. A telemedicina é um subconjunto da telessaúde que consiste principalmente em consultas por vídeo em tempo real.

Considerando que houve muitos desafios no passado para implementação dos serviços no novo formato para amplo alcance, o Zoom é parte de uma nova fase já que temos maior acesso à banda larga, que possibilita usufruir do serviço de excelência de videoconferência na plataforma. A realidade é que muitos pacientes seguem esperando a telemedicina e se faz necessário criar mais condições para ampliar o atendimento em regiões remotas.

Nos Estados Unidos, entre as 10 milhões de pessoas que usam telemedicina, há algumas histórias de sucesso que precisam ser compartilhadas. Na área rural do estado de Montana, apenas 17 pediatras licenciados cobrem as demandas desta vasta região. Lá, os pais de crianças precisavam dirigir por horas na estrada para chegar a um atendimento para seus filhos. Com o Zoom, hoje eles encontram profissionais em questão de minutos através da plataforma de telemedicina.

Entre os americanos também é forte o exercício da educação continuada dos pacientes. Essa é uma prática importante pois foi comprovada que auxilia na redução de internações, ao ensinar práticas preventivas. Isso melhora os atendimentos e coloca os pacientes em primeiro lugar.

O vídeo desempenhou um papel importante ao permitir que as organizações de saúde se comunicassem e cuidassem dos pacientes durante a pandemia. Vivemos um momento de consolidação do modelo híbrido de diferentes atividades. Os provedores da área de saúde alcançaram muitos pacientes durante um período de isolamento e essa experiência contribuiu para consolidar uma nova forma de atendimento.

A experiência ajudou as equipes a colaborar com inovações médicas para lidar com a pandemia e possibilitou conexões importantes entre familiares, especialistas nacionais e mundiais como nunca houve antes.

No evento Zoomtopia de 2021, funcionários do setor de saúde do Zoom se reuniram com clientes da área de entrega de cuidados, desenvolvimento de medicamentos e a inovação de dispositivos médicos para discutir lições da pandemia e ofereceram suas perspectivas sobre o futuro da indústria.

Foi observado que os pacientes desejam ter a opção de atendimento remoto, mas alguns elementos da consulta ainda exigem presença física, necessitando a configuração de um modelo híbrido. As organizações de saúde descobriram como implementar um serviço virtual ao mesmo tempo em que discutem quando um exame presencial é indispensável.

A utilidade do Zoom vai além da solução meramente virtual. No dia a dia existe uma interação única que se desenvolve em vários níveis para envolver pacientes e famílias. É possível reunir especialistas virtualmente e levá-los a uma sala de cirurgia, permitindo que equipes multidisciplinares se reúnam.

A empresa aproveita toda essa experiência para aumentar sua capilaridade e oferecer ainda mais recursos para ampliar esses resultados e interações. No contexto, ressalto a importância de haver conjunção muito forte e significativa de profissionais de tecnologia e de saúde, pensando em recursos para expandir a telemedicina.

Trata-se de uma integração multiprofissional para promover a expansão das práticas médicas. No Zoomtopia deste ano, também foi destaque o fato de que o Zoom pode se integrar a dispositivos médicos. Diferentes ferramentas como estetoscópios, dermascópios e câmeras de imagem em geral podem se conectar ao Zoom para ajudar a facilitar exames remotos. A evolução continua e o Zoom acompanha todos os passos para contribuir com o futuro da telemedicina.

Nicolas Andrade, Diretor de Relações Governamentais do Zoom no Brasil e na América Latina.

Heróis motivam, mas são os empreendedores tradicionais que movem a sociedade

Artigo anterior

Fórum discute Internet das Coisas Médicas no ecossistema de saúde

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode gostar

Mais Artigos