Home News NEC lança solução de IA para triagem de retinopatia diabética

NEC lança solução de IA para triagem de retinopatia diabética

por Redação
0 comentário

Seguindo a estratégia impactar positivamente em vários segmentos, como o da saúde, com tecnologia de ponta, a NEC acaba de anunciar o lançamento no mercado brasileiro do NEC OptoMize, solução que já é utilizada há mais de cinco anos pelo reconhecido sistema de saúde britânico National Health System (NHS).

A solução emprega a tecnologia de inteligência artificial para detectar a presença de retinopatia diabética e da maculopatia entre pacientes assintomáticos com diabetes. Além de contar com ferramentas de manipulação e classificação de imagem de última geração, um dos grandes diferenciais do NEC Optomize é o fato dele utilizar o sistema de machine learning, que faz com que seja possível aumentar exponencialmente a capacidade de triagem automática, tendo em vista que compara as características das amostras colhidas e as guarda a cada exame.

“Com esse tipo de tecnologia, conseguimos fazer com que o software ‘aprenda’ a cada sessão em que é utilizado e se aprimore constantemente”, comenta Cristiano Blanez, diretor de Inovação da NEC no Brasil.

O executivo conta, ainda, que o NEC Optomize é um sistema altamente escalável, uma vez que se trata de um software hospedado na nuvem e que é compatível com a maioria dos equipamentos médicos utilizados para exames clínicos da visão. “O emprego dessa solução vem totalmente ao encontro das necessidades de países como o Brasil, onde as distâncias territoriais são grandes e, muitas vezes, não existem especialistas focados no tratamento da retinopatia diabética”, explica.

Além da finalidade de triagem da retina, a solução NEC OptoMize também funciona como uma plataforma responsável pela administração de todo processo efetuado pelas clínicas, desde a gestão das consultas até às interações com os pacientes. Por meio de uma interface funcional, que permite o gerenciamento de prontuários e dos demais dados envolvidos, é possível reduzir o trabalho manual e, assim, evitar erros.

 Segundo Blanez, a automação avançada de gestão apresentada pelo produto reduz a possibilidade de falhas e melhora o atendimento. “O NEC OptoMize vem ajudando há anos o sistema de saúde na Inglaterra a detectar a retinopatia em pacientes diabéticos, com excelentes resultados, e também na jornada completa de tratamento. Trata-se de uma solução completa, com acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, aos dados do tratamento, compondo um conjunto de relatórios integrados”, afirma o executivo.

Blanez conta, ainda, que a companhia está trazendo a solução para o Brasil com o objetivo, a princípio, de apresentá-la ao mercado local, enquanto é realizado o processo de homologação no país.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside