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Projeto de telemedicina inédito no país usa tecnologia para salvar vidas

por Redação
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Um projeto inovador em funcionamento nas BR-364 e BR-365, entre Goiás e Minas Gerais, usa a tecnologia para aprimorar o atendimento pré-hospitalar por meio da telemedicina. Equipadas com câmeras de alta resolução e internet via satélite, as ambulâncias transmitem imagens do atendimento em tempo real para os médicos, facilitando diagnósticos e orientações imediatas para as equipes de resgatistas que realizam a assistência no local. Esse suporte é fundamental para agilizar os cuidados na “hora de ouro” após um acidente.

Desde que o projeto foi implantado, em outubro de 2024, já foram atendidas mais de 60 vítimas e realizadas mais de 30 remoções hospitalares monitoradas em movimento. Neste período, foram realizados aproximadamente 100 procedimentos orientados pelos médicos visualmente e verbalmente por meio do sistema. Antes da implementação do projeto, a troca de informações entre a equipe das ambulâncias e os médicos acontecia via rádio, o que dificultava o diagnóstico preciso. Agora, a comunicação entre as equipes das ambulâncias a ocorrências ao longo dos 437 quilômetros das rodovias que ligam o município Jataí (GO) à Uberlândia (MG), é possível por meio de plataforma em nuvem, uma solução desenvolvida sob medida pela empresa paranaense L8 Group.

“O conceito de operação em nuvem para a comunicação entre as equipes é um grande salto para a eficiência no atendimento de urgência. Por meio dessa solução, é possível compartilhar localização, prontuários eletrônicos e outras informações críticas instantaneamente, o que aumenta as chances de um atendimento bem-sucedido. Além disso, é uma tecnologia inovadora que contribui com a modernização dos serviços de emergência e que traz mais eficiência e benefícios, como a ampliação do acesso a atendimentos em regiões remotas”, afirma o CEO do L8 Group, Leandro Kuhn.

Tecnologia contribui para atendimento emergencial

Ampliar o atendimento de urgência nas rodovias por meio da tecnologia garante não apenas a transmissão de dados em tempo real, mas também a segurança e a integridade das informações, elementos que são essenciais para a coordenação das equipes de resgate. Oferecer um suporte médico mais rápido é possível por meio de equipamentos de áudio e vídeo em alta resolução e internet via satélite instalados nas ambulâncias.

As imagens dos atendimentos são transmitidas instantaneamente para os médicos do Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecovias do Cerrado, concessionária que administra o trecho. Desta forma, o profissional consegue acompanhar, orientar e interagir com a equipe das ambulâncias por vídeo e voz, o que possibilita a realização de diagnósticos preliminares e a orientação sobre os primeiros procedimentos. Todo o processo acontece com a ambulância em movimento, desde o local do acidente, durante o atendimento, até o deslocamento para a unidade hospitalar.

O projeto de telemedicina pré-hospitalar da Ecovias do Cerrado foi premiado no Prêmio ANTT Destaques 2024, na categoria “Atenção ao Usuário”. A iniciativa foi reconhecida como uma das melhores práticas no setor de transportes rodoviários do Brasil.

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