A biofarmacêutica Takeda anuncia Rodrigo Rodriguez como o novo presidente da companhia no Brasil. Ele assume a posição a partir de 1º de abril de 2025. Com uma trajetória consolidada de mais de 20 anos na companhia, o executivo retorna ao país após liderar as operações da Takeda na região da Eurásia, Oriente Médio e África (EAMEA) nos últimos cinco anos.
No Brasil, Rodriguez atuou na Takeda por 15 anos, ocupando, entre outras funções, o cargo de Diretor Executivo de Gastroenterologia, Neurociências e Medicamentos Gerais. Posteriormente, no Oriente Médio, assumiu a posição de Gerente Geral, promovendo parcerias e conquistas estratégicas na região.
Agora, à frente da Takeda Brasil, o executivo tem a missão de fortalecer a posição da companhia no país e consolidá-la entre os maiores mercados globais da Takeda em 2025. Sua gestão será pautada pela ampliação do acesso e lançamento de tratamentos inovadores, fortalecimento de parcerias estratégicas e continuidade do crescimento sustentável, sempre com foco na inovação.
“Minha liderança será guiada pela filosofia corporativa da Takeda, que coloca o paciente no centro de tudo o que fazemos. Meu objetivo é manter o crescimento da Takeda Brasil acima do mercado, ampliando o acesso da população a tratamentos inovadores e consolidando nossa posição estratégica global. Para isso, apostamos na inovação e na construção de um ambiente de trabalho colaborativo, em que as pessoas são sempre prioridade em nossas decisões”, afirma Rodrigo Rodriguez, novo presidente da Takeda Brasil.
Nos primeiros 100 dias de sua gestão, Rodrigo terá como prioridade ouvir e entender os diversos aspectos da operação brasileira. “Vou dedicar esse período para escutar as pessoas, compreender melhor os desafios e as oportunidades do negócio, identificar as áreas onde podemos gerar um impacto mais significativo. Estarei próximo dos times e stakeholders, tanto internos quanto externos para aprender com todos e, a partir dessa escuta, traçar a estratégia que nos permitirá alcançar resultados ainda mais expressivos para nossos pacientes e parceiros”, finaliza Rodriguez.
Rodrigo sucede José Manuel Caamaño, que assume o cargo de Head da Área Cone Sul, Andina & México (SAM), com sede no México e atuação em toda a América Latina.
Formação
Rodrigo Rodriguez é bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), e possui MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Sua formação acadêmica é voltada para a gestão empresarial, área na qual construiu sua trajetória profissional.