segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Tecnologia ajuda a impulsionar setor de manipulação de medicamentos

Tecnologia ajuda a impulsionar setor de manipulação de medicamentos

por Redação
0 comentário

A indústria de tecnologia para a área da saúde obteve avanços significativos nos últimos anos capazes auxiliar nos diagnósticos, inclusive para doenças mais graves, e assim proporcionar maior longevidade e qualidade de vida aos enfermos. Além disso, ela tem contribuído também para a medicina preventiva, por meio da promoção de estratégias de prevenção e intervenções para mitigar fatores de risco, oferecendo ao paciente um tratamento mais ágil e eficaz por meio do diagnóstico precoce.

Na indústria farmacêutica não tem sido diferente. O uso de um software tecnológico pode ser útil para uma equipe multidisciplinar, de forma que diminui a perda de informações e automatiza processos. “A tecnologia também auxilia na criação de um filtro que cruze diferentes dados sobre pessoas aptas a participar de estudos clínicos e programas de prevenção, por exemplo”, ressalta Luiz Anjos, coordenador de marketing da Manipulaê, plataforma digital de manipulação de medicamentos, parceira da Droga Raia e Drogasil.

Com a expansão das novas tecnologias para a prevenção de doenças, o mercado farmacêutico também teve um aumento considerável de recursos e soluções. De acordo com a pesquisa realizada pela IQVIA, a indústria farmacêutica deve registrar um crescimento de 10,5% ao longo deste ano.

Segundo Anjos, até mesmo o acompanhamento de resultados de exames periódicos pode ser alternado para uma abordagem mais tecnológica, mostrando que cada vez mais o ambiente digital pode ser um facilitador na área da saúde. “O crescente aumento do setor nos últimos anos fez com que a tecnologia se estendesse também para outras áreas da indústria. E a manipulação de medicamentos é um dos setores que vem se beneficiando com a evolução dos processos preventivos.”

A Manipulaê possui um laboratório próprio, o ManiLab, para produzir fórmulas manipuladas com segurança e agilidade. “No ManiLab, nossos farmacêuticos produzem muitas fórmulas para tratar enfermidades, no entanto, boa parte dos nossos clientes estão dentro do perfil que busca por soluções focadas na prevenção de doenças, e são pessoas que estão mais habituadas a realizarem exames e consultas de rotina”, comenta o coordenador de marketing.

Anjos ressalta que, enquanto os remédios encontrados em farmácias comuns são associado à cura de enfermidades e seus sintomas, os manipulados proporcionam uma abordagem mais preventiva, como no caso de vitaminas que previnem deficiências nutricionais e fortalecem o sistema imunológico, ou no caso de medicamentos desenvolvidos para pacientes com histórico familiar de certas doenças ou com fatores de risco específicos. “Com a evolução da indústria, é possível criar remédios personalizados, que se alinham diretamente com a prevenção. Fazendo o uso destes medicamentos, o tratamento de enfermidades e doenças severas também pode ser antecipado logo após um diagnóstico precoce, e dessa forma, o paciente obtém mais sucesso no processo de cura.”

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside