quinta-feira, abril 18, 2024
Home News Einstein sedia evento do Projeto Hospitais Saudáveis para discutir compromissos climáticos das organizações de saúde

Einstein sedia evento do Projeto Hospitais Saudáveis para discutir compromissos climáticos das organizações de saúde

por Redação
0 comentário

Nos dias 13 e 14 de novembro, será realizado, no Einstein, o Seminário Hospitais Saudáveis 2023, do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). A agenda deste ano discute a ação climática para transformação do setor de saúde, com foco no redesenho do modelo para mitigar impactos ao meio ambiente.

As mesas se dispõem a abordar temas como planos de gestão de carbono, compromissos globais na gestão de resíduos como plásticos e metano, reciclagem de orgânicos e compras sustentáveis. O primeiro dia do encontro conta com a abertura da diretora do Departamento de Saúde Pública, Meio Ambiente e Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dra. Maria Neira.

Segundo Vital Ribeiro, presidente do Conselho Consultivo do PHS, os efeitos da crise do clima representam a maior ameaça à saúde pública do nosso tempo e este é o momento para ouvir os dirigentes de hospitais e sistemas de saúde que estão mobilizando suas organizações para torná-las climaticamente resilientes e eficientes em emissões de gases de efeito estufa. “Temos pouco tempo e muitas importantes transformações que precisarão ser implementadas para impedirmos que o aumento da temperatura média global ultrapasse 2°C e as lideranças do setor saúde estão, cada vez mais, contribuindo para a construção da nova economia, resiliente e de baixo carbono”, afirma.

Participam ainda das discussões Agnes Soares, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde; José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina; entre outros.

Além disso, também estarão presentes o diretor superintendente de cuidado público e responsabilidade social do Einstein, Guilherme Schettino e outros nomes da organização como   a pesquisadora Eliseth Leão, que apresentará a pauta de Saúde Integrativa; Anfilofio Rodrigues Chaves Filho, gerente de Eficiência Operacional, que palestrará sobre hidrogênio verde e o futuro da energia nas organizações de saúde; Ana Paula de Araújo Santos, gerente de Facilities e Hotelaria, para trazer o case “Gestão de resíduos orgânicos na rede Einstein: combinando parcerias e tecnologias para redução de emissões de GEE”; Vanessa Andrino Martin, gerente de Governança e Inteligência em Suprimentos, para a mesa que debate Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos do Setor Saúde; e Mayara Ferreira Moura, especialista em Sustentabilidade, que participa do debate entre representantes de organizações membros do Race to Zero sobre impacto das medidas de mitigação e resiliência implementadas e uso de indicadores na gestão de emissões e planos de ação.

De acordo com Schettino, essa é mais uma importante oportunidade para que lideranças da saúde debatam como as organizações do setor vêm contribuindo para mitigar seus impactos ao meio ambiente, já que as mudanças climáticas – que incorrem em episódios extremos, como ondas de calor e chuvas sem precedentes – são ameaças diretas à saúde da população.

“O Einstein integra a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis e vem trabalhando, há mais de duas décadas, na implementação de ações para tornar suas atividades mais sustentáveis. Entre as iniciativas que tangem a questão das mudanças climáticas, está a assinatura da carta de adesão ao Programa Mundial Race to Zero, das Nações Unidas, para reduzir em ao menos 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e zerá-las até 2050, tema que será apresentado no Seminário”, comenta.

Os interessados no tema, mesmo não atuantes na área da saúde, podem escolher entre acompanhar o evento de maneira presencial ou remota. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia no site.

O evento será realizado às vésperas da COP28 – evento global que tem como objetivo revisar os posicionamentos e ações de cada país, além de revisitar o inventário de emissões de gases causadores do efeito estufa e temas como a regulação do mercado global de carbono e a transição para a economia de baixo carbono, agricultura sustentável e reflorestamento.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside