quinta-feira, abril 18, 2024
Home News MCTIC realiza mobilização de participantes em estudo clínico contra COVID-19

MCTIC realiza mobilização de participantes em estudo clínico contra COVID-19

por Redação
0 comentário

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC realiza nesta sexta-feira, 12, em São Caetano do Sul / SP, a ação #500VoluntáriosJÁ para a participação no estudo clínico com o medicamento Nitazoxanida.

Utilizando inteligência artificial em testes com 2 mil fármacos, o CNPEM, organização social vinculada ao MCTIC, identificou cinco remédios com potencial para combater a replicação do novo coronavírus. Um deles, a NITAZOXANIDA, reduziu em 94% a carga viral em células infectadas “in vitro”. Essas duas etapas da pesquisa científica deram suporte para o início dos estudos clínicos com pacientes, a última fase, que busca comprovar cientificamente a eficácia deste remédio no tratamento precoce da COVID-19

“Precisamos envolver 500 pacientes voluntários para que o estudo seja concluído o quanto antes”, destaca o ministro do MCTIC, astronauta Marcos Pontes. “Queremos apresentar ao Brasil e ao mundo que este remédio identificado por pesquisadores brasileiros com recursos do governo federal é capaz de combater o vírus e salvar vidas”

O ministro Marcos Pontes, do MCTIC, participa da mobilização #500VoluntáriosJÁ, a partir das 11h no Hospital de Emergências Albert Sabin acompanhado do prefeito José Auricchio Júnior e a secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Dra. Regina Grespan, e do secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTIC, Dr. Marcelo Morales.

“Pessoas da Região do Grande ABC com síndrome gripal – febre, fadiga, tosse –, ou confirmação da COVID-19 que desejarem participar voluntariamente do estudo clínico aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), venham e procurem a carreta #500VoluntáriosJá”, diz o secretário Morales. “Você fará o teste diagnóstico RT-PCR e será acompanhado por 8 dias pela equipe médica do Hospital de Emergências Albert Sabin, conforme protocolo”.

A carreta #500VoluntáriosJá estará disponível para atendimento a partir desta sexta-feira, 11 horas,  no endereço Rua Aurélia, 101 – Bairro: Santa Paula, em São Caetano do Sul / SP e continua até a adesão de 500 voluntários. O teste é gratuito. É obrigatório o uso de máscaras para triagem e cadastro no estudo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside