Home News IGCC cria app para coleta de dados sobre câncer de pele no RS

IGCC cria app para coleta de dados sobre câncer de pele no RS

por Redação
0 comentário

O Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), ligado ao governo do Rio Grande do Sul, em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a Prefeitura de Porto Alegre, desenvolveu uma plataforma de coleta de dados sobre câncer de pele. Batizada de Thummi Skin, ela tem como objetivo abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS) com informações para a prevenção da doença.

Por meio de imagens colhidas na plataforma desenvolvida pela Thummi — empresa sedeada no Tecnopuc —, médicos especialistas poderão diagnosticar e encaminhar os pacientes para atendimento oncológico. Dessa forma, estima-se agilizar o processo em até dois meses e otimizar as esperas por consultas de oncologia no SUS.

“Com a utilização desta ferramenta, queremos descartar mais rapidamente os casos potencialmente negativos. Diminuindo as filas de espera por diagnósticos, aceleramos o início do tratamento e reduzimos o avanço dos casos malignos”, explica a diretora executiva do IGCC, Daniely Votto.

Além disso, o projeto envolve também a capacitação e a qualificação dos profissionais de atenção básica para o rastreio de pessoas com lesões de pele, bem como o desenvolvimento de melhores práticas que facilitem o diagnóstico precoce do melanoma. Este é o mais perigoso tipo de câncer de pele, pois pode provocar metástases (disseminação do câncer para outros órgãos), e considerado também o mais letal.

Segundo o Ministério da Saúde, a incidência é de 570 novos casos de melanoma por ano por 100 mil habitantes no Rio Grande do Sul — quarto estado com maior incidência bruta de casos no Brasil. Se descoberto em estágio inicial, tem mais de 90% de recuperação.

“O melanoma é uma doença muito grave, na qual o tempo de diagnóstico é crucial. Nós precisamos tratá-lo em estágios precoces, quando a chance de cura é maior. Se for detectado tardiamente, esses pacientes não terão cura e o tratamento será muito severo e custoso ao sistema de saúde”, destaca o coordenador do Serviço de Hematologia e Oncologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição e membro do Conselho de Administração do IGCC, Marcelo Capra.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside