segunda-feira, abril 29, 2024
Home Inovação Healthtech apresentará pesquisa no principal simpósio sobre inteligência artificial em Stanford

Healthtech apresentará pesquisa no principal simpósio sobre inteligência artificial em Stanford

Baseada no modelo LLM, a solução da Sofya visa tornar os cuidados com os pacientes mais eficientes e personalizados

por Redação
0 comentário

Neste mês de março, a Sofya, healthtech que funciona como um Large Language Model (LLM) clínico programável, teve sua pesquisa aprovada no tradicional simpósio de primavera da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial, hospedada no Clinical Foundation Models da Stanford. O objetivo do estudo, que será apresentado na tradicional universidade norte-americana, é facilitar o planejamento dos cuidados de saúde e garantir um atendimento eficiente e personalizado  por meio de documentação clínica abrangente e organizada.

A solução se destaca por sua capacidade de estruturar dados médicos, interpretar uma variedade de resultados de diagnóstico e auxiliar em decisões clínicas complexas. Com a promessa de ter o código aberto em breve, a ferramenta não apenas superou os benchmarks de modelos de linguagem estabelecidos do mercado, tais como o GPT-3.5 e Mixtral7x8b, como também se equiparou com o Google-Gemini Pro em termos de padrões de interoperabilidade reconhecidos por entidades globais de saúde.

A motivação por trás do ensaio se dá pela crescente preocupação ligada à intensa carga de trabalho do setor médico. Estudos de campo mostram que mais de 50% dos médicos relatam sofrer burnout e quase 800 mil pacientes anualmente nos Estados Unidos são prejudicados por erros de diagnóstico. Muitos destes estavam associados a imprecisões cognitivas, de acordo com uma tese recente da Universidade John Hopkins.

De acordo com Igor Couto, CEO e fundador da Sofya, o projeto tem como missão permitir que a rotina médica seja menos burocrática, abrindo espaço para que os esforços dos profissionais sejam destinados ao atendimento do paciente.  “Os médicos lidam diariamente com uma alta densidade de narrativas. Dar-lhes este nível de estrutura ajuda a aliviar a pressão e a sobrecarga na prestação de cuidados, além de garantir um salto na qualidade e personalização do cuidado com o paciente”, afirma Igor.

Por meio de sua pesquisa, Sofya aborda uma necessidade prática nos fluxos de trabalho clínicos, pavimentando o caminho para insights e inteligência mais profundas sobre o atendimento ao paciente no futuro. Para este trabalho, a ferramenta empregou um modelo básico multilíngue de código aberto para resolver o desafio da estruturação de dados do paciente.

Atualmente, a solução atua com três padrões destinados a subtarefas distintas. Contando com uma precisão de 91%, cada uma delas é focada em um aspecto diferente da informação do paciente: o resumo clínico, a impressão clínica e a estruturação de encontros médicos. “Além da especialização para os fluxos de trabalho clínico, enfrentamos desafios como tamanho do contexto, expansão do conjunto de dados e experimentação rápida e econômica”, finaliza Igor Couto.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside