segunda-feira, julho 22, 2024
Home Artigos PROADI-SUS: estratégia para o fortalecimento do SUS e da saúde pública brasileira completa 15 anos

PROADI-SUS: estratégia para o fortalecimento do SUS e da saúde pública brasileira completa 15 anos

por José Marcelo Amatuzzi de Oliveira
0 comentário

Quinze anos e cinco ciclos trienais se passaram desde que o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, o PROADI-SUS, teve início, assumindo o incrível desafio de criar uma relação sólida entre a iniciativa privada e a pública, em prol da saúde. Uma relação ancorada em conhecimento, tecnologias e inovação, promovendo soluções de impacto positivo direto para o Sistema Único de Saúde. 

São 15 anos de uma jornada intensa, que permitiu ao programa ir além e se transformar numa estratégia do Ministério da Saúde para o fortalecimento do SUS e, consequentemente, da saúde pública brasileira.

É uma honra e um imenso aprendizado acompanhar e participar de perto desta jornada desde que cheguei ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos hospitais de excelência que atuam no programa, buscando ativamente cumprir com o nosso propósito de servir a vida e, assim, gerar valor positivo em todo o sistema.  

A visão de um sistema de saúde universal, equânime e descentralizado proposto pela Constituição de 88 era a perspectiva de um novo futuro a ser construído a partir de uma grande transformação no setor. Desde o início, todos sabiam o tamanho do desafio de sair do modelo existente e historicamente constituído para uma nova dimensão do fazer saúde. O PROADI-SUS se propôs a atuar a partir desta visão, focando seus esforços nas transformações necessárias para enfrentar os desafios dessa construção, entendendo seu papel como elo para o futuro desejado, esperado e tão necessário. 

Juntos, os seis hospitais de excelência – Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa, Hcor, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Sírio-Libanês e Hospital Israelita Albert Einstein – , o Ministério da Saúde, por meio de suas secretarias, departamentos e agências, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais (CONASEMS) têm trabalhado em projetos que convergem esforços de forma colaborativa para apoiar e fortalecer esse que é o maior sistema público de saúde do mundo, respeitando toda a diversidade, multiplicidade e especificidade de cada canto do nosso país. Atuar no programa é também uma oportunidade singular para o desenvolvimento dessas instituições de excelência, que ampliam a dimensão de seu impacto, por meio de projetos de alcance nacional.

É realizador, como médico e executivo em saúde, constatar como essa parceria se expande e gera frutos, em cada encontro, em cada troca, em cada oportunidade. Mais que um programa, o PROADI-SUS é um agente promotor de mudanças estruturais na saúde pública brasileira. De norte a sul do Brasil, o trabalho diário é promover saúde, fortalecer o sistema e todos os seus atores, para proporcionar cuidado digno e de qualidade a todos os brasileiros. Ao longo dos anos, foram mais de 750 projetos impulsionados, impactando diretamente a vida de 5,6 milhões de usuários do SUS.  

Só no último triênio, lideramos grandes iniciativas como os projetos de telessaúde – TeleNordesteTeleAMES e Tele-UTI – que aproximaram profissionais e pacientes em regiões remotas, proporcionando cuidados especializados em áreas mais distantes do país, onde esses recursos são escassos, a exemplo do norte e do nordeste.

Projetos como Lean nas EmergênciasGenomas Brasil e Saúde em Nossas Mãos redefiniram práticas e protocolos, gerando impactos tangíveis na qualidade dos serviços de saúde e nos desfechos clínicos. Além disso, projetos de pesquisa, como o ReNaDe, possibilitou o primeiro estudo sobre a demência no país, abrindo espaço para a construção de políticas públicas e diretrizes para a doença, diante do cenário de envelhecimento da nossa população. 

Atravessamos desafios, promovemos a troca de experiências e, acima de tudo, transformamos vidas. Hoje, enquanto celebramos essa trajetória com entusiasmo, olhamos para o futuro com esperança e seguimos adiante, unidos pelo propósito comum, em que parceria e compromisso são os alicerces para um SUS mais forte, equânime e sustentável. 

José Marcelo Amatuzzi de Oliveira, diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz .

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside