segunda-feira, abril 29, 2024
Home Inovação Braço robótico garante maior precisão em artroplastia total de joelho e quadril

Braço robótico garante maior precisão em artroplastia total de joelho e quadril

por Redação
0 comentário

A empresa global de tecnologia médica Stryker, fabricante do Mako SmartRobotics, braço robótico desenvolvido para cirurgias ortopédicas e utilizado em mais de 35 países no mundo, desenvolveu um ambiente virtual imersivo, por meio de óculos de realidade virtual (VR), para mostrar as funcionalidades do equipamento em uma cirurgia robótica em um centro cirúrgico. A experiência virtual imersiva com o braço robótico foi utilizada na Hospitalar 2023, realizada em maio, em São Paulo.

Lançado em 2021 no mercado brasileiro, o sistema Mako é a primeira tecnologia robótica que pode ser usada em toda a linha de serviços de substituição de articulações, realizando substituições totais de joelho e quadril. Segundo a empresa, o Mako auxilia o cirurgião em uma maior precisão nos procedimentos cirúrgicos. Com ele, é possível desenvolver um plano personalizado com base na anatomia própria de cada paciente antes de iniciar o procedimento.

O Mako SmartRobotics combina três componentes principais: planejamento baseado em tomografia computadorizada 3D, tecnologia AccuStop haptic e análise de dados perspicaz em uma plataforma que mostrou melhores resultados para os pacientes de joelho e quadril total.

Por meio da modelagem CT-based 3D da anatomia óssea, os cirurgiões podem usar o sistema para criar um plano cirúrgico personalizado e identificar o tamanho, a orientação e o alinhamento do implante com base na anatomia de cada paciente. Ainda de acordo com a empresa, o Mako também permite que o cirurgião modifique virtualmente o plano intraoperatório e auxilia o cirurgião na execução das ressecções ósseas, com a segurança exclusiva oferecida pela tecnologia Accustop haptic, que impede que o cirurgião realize movimentos de corte ou fresagem não planejados.

Uma ampla pesquisa sobre o Mako tem mostrado o potencial valor clínico, funcional e econômico do sistema e seus sistemas correspondentes para implantes para artroplastia total de joelho e quadril. Além disso, os estudos demonstraram a melhora nos resultados dos pacientes, redução no uso de recursos de saúde e economia de custos. Especialistas também comprovam que o uso do equipamento garante ao paciente menos dor pós-operatória, recuperação mais rápida e menos fisioterapia.

“O Mako já alcançou a marca de 1 milhão de procedimentos cirúrgicos realizados em todo o mundo e mais de 300 estudos publicados que comprovam seus benefícios. Ficamos entusiasmados em mostrar para o público sua inovação e tecnologia e o impacto positivo que ele traz aos cirurgiões, hospitais e pacientes”, comentou Fernando Guerra, GerenteGeral da Stryker do Brasil.

Globalmente, já foram mais de 1 milhão de procedimentos realizados com o Mako SmartRobotics em 35 países ao redor do mundo, impactando mais de 850 mil pacientes, e mais de 330 estudos clínicos publicados, demonstrando sua eficácia, acuidade e confiabilidade.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside