InovaçãoNewsletter

Pague Menos inaugura laboratório de inovação pmenosLab em Fortaleza

0

As Farmácias Pague Menos inauguram um espaço próprio para abrigar seu braço de TI e transformação, o pmenosLab. Localizado ao lado da sede da empresa, em Fortaleza (CE), a arquitetura do novo escritório segue o conceito de espaço aberto e descontraído das startups, que incentiva o trabalho colaborativo e o espírito de inovação. “O investimento nesse novo espaço faz parte da aceleração da jornada de transformação digital da Pague Menos e é alinhado à cultura de inovação presente na empresa desde sua fundação. E este novo espaço tende a potencializar todos os benefícios que a tecnologia pode oferecer para aprimorar o nosso negócio, que tem o cliente no centro da estratégia”, afirma Gilberto Caray, diretor de Transformação. 

Com mais de 1200 metros quadrados, a nova estrutura do pmenosLab. foi projetada para o modelo de trabalho compartilhado com 233 estações, que atendem a sistemas de trabalho híbrido. Para incentivar a colaboração e a criatividade, o escritório tem áreas de encontros, descompressão, salas de reuniões abertas para conversas informais, salas de reuniões fechadas e cabines individuais para reuniões remotas. 

O ambiente organizado no modelo de co-working tem sua identidade visual inspirada nos memoráveis games antigos e filmes de ficção justamente para tornar o ambiente mais agradável e inspirador. “Imaginamos a leveza que isso vai proporcionar no dia a dia ao agendarmos uma reunião na sala Star Wars ou um treinamento na sala Matrix”, observa Gilberto Caray.  

Na área de TI e Transformação da Pague Menos, a semelhança com as startups não está apenas no ambiente descontraído, mas também na forma como os projetos são executados seguindo a metodologia ágil que faz parte da rotina das diversas squads de produtos, um modelo organizacional que divide os profissionais em pequenos grupos multidisciplinares com objetivos específicos. Os colaboradores da área são treinados e incentivados a entender a necessidade de cada demanda apresentada dentro do contexto do negócio e contribuir de forma ativa para que os produtos desenvolvidos atendam e superem as expectativas dos nossos clientes.  

Transformação 360 graus 

 O novo espaço é mais um passo da jornada de transformação, inovação e conexão da Pague Menos com as startups e numa área de TI fortalecida para proporcionar experiências cada vez melhores aos seus clientes. Outras iniciativas como o NINNA – hub de inovação e empreendedorismo, e o Fast Dating – programa de conexão com startups reforçam essa ambição. 

Além disso, o espaço do pmenosLab. também vai receber alunos da UP{Code}, escola de formação de Devs da Pague Menos, cuja primeira turma está na fase final de formação. Esses alunos passaram os últimos meses por treinamentos de programação e conhecimento do negócio e estão aptos a integrar os times de desenvolvimento numa fase de mentoria, aprofundando seus conhecimentos em tecnologia para acelerar seu aprendizado e aumentar a produtividade. “Estamos muito felizes com o aproveitamento desta primeira turma, composta por treinandos que não tinham conhecimento algum de tecnologia e desenvolvimento de software. Em apenas alguns meses estão capacitados e sendo incorporados aos nossos squads”, afirma  Joaquim Garcia, VP de TI & Transformação.  E observa: “Isso é fantástico e é inclusivo, pois,  a maioria vive em situações sociais vulneráveis e agora, além de um horizonte profissional promissor, eles estão conectados a toda essa transformação que provocamos na empresa”. 

Nascida de uma parceria entre a área de Digital e do laboratório de inovação da Pague Menos,  a VIDA  é uma inteligência artificial de atendimento ao cliente criada para aumentar a eficiência do sistema de televendas e dos canais digitais. Diferentemente dos tradicionais chatbots, ela usa a inteligência embarcada do Google Assistant, o que a torna muito mais eficiente e personalizável. Outra iniciativa é o Hub de Serviços Farmacêutico, um recurso que permite a compra e agendamento de serviços como testes laboratoriais e teleconsultas pelo site da Pague Menos. Com ele, o cliente escolhe a loja e horário mais convenientes para ser atendido, sem necessidade de ficar em filas de espera. 

Filóo Saúde se reposiciona e busca atrair investidores

Artigo anterior

dr.consulta entra no segmento de plano de saúde por meio de investimento na cuidar.me

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode gostar