A Unimed-BH, cooperativa que administra 1,2 milhão de vidas na Grande Belo Horizonte, continua se modernizando e atualizando suas operações de forma a trazer mais benefícios aos seus cooperados, colaboradores e, consequentemente, também para seus os clientes. Com o serviço de consultoria e apoio prestado pela Brasoftware, a Unimed-BH migrou 4 mil contas de e-mail para o Microsoft Office 365 em menos de três meses.
“Um dos principais desafios desse projeto com a Brasoftware foi justamente a questão do tempo. O prazo habitualmente utilizado para um projeto deste porte é de seis a nove meses, porém tínhamos o desafio de realizar o processo de migração para o Microsoft Office 365 em no máximo 3 meses. Durante o processo houve contratempos onde o apoio da Brasoftware foi fundamental para atingirmos o nosso objetivo”, explica Marcelo Tameirão, coordenador de Operações de TI da Unimed-BH.
Para se adequar ao curto prazo para conclusão do projeto, a Brasoftware ficou responsável em realizar a migração dos usuários VIPs, e realizou a transferência de todo o histórico existente na antiga plataforma para o Office 365. Para os demais usuários, foi utilizado o modelo convencional de migração de e-mails. “Apesar do e-mail ser um dos principais serviços existentes, o Office 365 vai muito mais além. Para ajudar no processo de migração e adaptação, e até para solidificar a importância do investimento na modernização, a Brasoftware realizou um workshop para levar aos colaboradores da Unimed-BH informações do que é possível fazer com o sistema. Esse momento serviu para apresentamos o Teams, One Drive e SharePoint, entre outras ferramentas existentes de colaboração no Office 365, que poderiam aumentar a produtividade dos usuários e facilitar a comunicação entre as diversas áreas da empresa”, afirma Rafael Sanabio, supervisor Regional de Minas Gerais e Centro Oeste da Brasoftware.
Com a migração para a nova plataforma, a Unimed-BH passou a centralizar o uso das variadas ferramentas utilizadas em um só sistema, padronizando as operações corporativas, aumentando a segurança da informação e aprimorando o gerenciamento do ambiente. “O Office 365 nos trouxe melhorias na gestão das necessidades de cada usuário. Os colaboradores se adaptaram muito facilmente à plataforma, uma vez que muitos já possuíam experiências passadas com a ferramentas, e, junto com a capacidade de concentrar toda comunicação entre áreas distintas da Unimed-BH em um só lugar, vimos a produtividade aumentar após a implementação do Office 365. Nossa equipe de TI também foi beneficiada, conseguindo realizar análise de relatórios, controle de usuários e a integração com outras soluções muito mais facilmente, além de ter um nível de detalhamento de informações para auditoria muito mais rico”, conclui Tameirão.