Um novo levantamento exclusivo realizado pela Tecnofit destaca que houve um crescimento de 57,31% no número de alunos idosos (com mais de 65 anos) matriculados em negócios fitness. A pesquisa analisou a base de clientes da empresa entre os anos de 2022 e 2023.
O crescimento notado pela empresa vai ao encontro com o que foi avaliado pela American College of Sports Medicine (ACSM), instituição referência em estudos voltados ao universo fitness, que elencou as principais tendências para o mercado no ano de 2024. Segundo o instituto, exercícios para idosos aparecem no topo das tendências analisando o recorte brasileiro, ficando em terceiro lugar quando avaliado o recorte global.
Segundo Antonio Maganhotte Junior, CEO da Tecnofit, por se tratar de uma tendência forte no mercado, é essencial que os negócios fitness ofereçam opções que sejam direcionadas a essa faixa etária, que está demonstrando cada vez mais vontade de se movimentar para buscar manter um estilo de vida saudável.
“Não é por acaso que institutos como a ACSM apontam a procura por atividades físicas para idosos como a principal tendência fitness no Brasil para 2024. Nossos dados mostram que os negócios estão contemplando as necessidades dessa faixa etária à medida que o crescimento na presença desses alunos já foi alta no ano anterior e a expectativa é que isso seja ainda mais explorado neste ano”, comenta.
Aumento na presença de alunos jovens
Não foram apenas os alunos com mais de 65 anos que passaram a frequentar cada vez mais as academias. Segundo o levantamento da Tecnofit, a faixa etária de jovens de até 15 anos de idade registrou um aumento de 34,77% no mesmo período de análise. Segundo a ACSM, “Exercícios para saúde de Crianças” figura no 12º lugar no ranking de principais tendências no Brasil para 2024.
“Os números levantados pela Tecnofit estão em conformidade com o que as instituições referências no mercado, como a ACSM. Neste cenário, a Tecnofit se posiciona como uma parceira estratégica, fornecendo as ferramentas e orientações necessárias para os negócios fitness alcançarem todo o seu potencial em 2024”, conclui Maganhotte.