quinta-feira, março 28, 2024
Home Inovação Biomedical utiliza dispositivo de realidade mista para capacitar médicos a distância e transmitir cirurgias online

Biomedical utiliza dispositivo de realidade mista para capacitar médicos a distância e transmitir cirurgias online

por Redação
0 comentário

Assim como acontece em outras profissões, o trabalho dos médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, está sendo digitalmente transformado. Um dos fatores dessa mudança é o uso da realidade mista, que combina os mundos real e digital para que os objetos físicos e digitais coexistam diante dos olhos do usuário. Consciente dessa evolução, a Biomedical em parceria com fornecedora de tecnologia, Inove, deu um passo adiante e adotou o HoloLens, dispositivo de realidade mista desenvolvido pela Microsoft, para atender a dois objetivos: primeiro, a proctoria remota, ou seja, a capacitação de médicos para realizar cirurgias tecnológicas; e a possibilidade de fazer transmissões online dessas cirurgias para estimular o ensino à distância.

A Biomedical trabalha com produtos avançados voltados para a área da medicina, importando produtos e equipamentos de ponta com os quais, muitas vezes, os médicos nunca tiveram contato. Por isso, oferece programas de educação médica continuada ministradas por profissionais que já dominam uma técnica específica a fim de disseminar conhecimento e capacitar outras pessoas para terem acesso a essas novas tecnologias. Eliminando barreiras, o uso do HoloLens permite que médicos do mundo inteiro consigam ensinar e treinar outros médicos sem que seja preciso qualquer deslocamento.

“Nesse momento de pandemia, nos vimos na obrigação de repensar alguns processos e nos adaptar para continuar cumprindo nossa missão que é de disseminar estas modernas tecnologias de forma eficiente e segura. Por isso, começamos a trabalhar com a ideia de utilizar o HoloLens durante as cirurgias”, diz Luiz Felipe Machado, CEO da Biomedical. “Trouxemos o dispositivo para uma cirurgia de correção de uma artéria, com a transmissão ao vivo do principal momento do procedimento e acreditamos que a realidade aumentada via Hololens transformará a colaboração na medicina assim como a videoconferência tem transformado as reuniões no mundo corporativo”, afirma o executivo.

Já no primeiro teste foi possível comprovar a usabilidade do dispositivo, assim como a qualidade do som, da imagem e da transmissão via Microsoft Teams durante a cirurgia. Em parceria com uma equipe médica e utilizando uma das salas mais avançadas no Brasil, localizada no Hospital Samaritano Paulista, os cirurgiões vasculares responsáveis Dr. Jorge Eduardo Amorim e Dr. Marco Barros puderam transmitir a parte principal do procedimento, ou seja, a inserção de uma prótese na área cardiovascular, para os demais colegas e interagir com outros médicos que estavam acompanhando a cirurgia remotamente.

“A tecnologia tem promovido transformações em diversas áreas e, por meio de inovações como o uso do HoloLens integrado ao Teams, há um enorme potencial de revolucionar o ensino na área médica, aproximando em tempo real profissionais experientes de outros que estão buscando conhecimento”, afirma Priscyla Laham, vice-presidente de canais e pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil. “Isso traz novas possibilidade para disseminação de conhecimento com segurança em um país continental e com tantas áreas remotas como nosso.”

A fábrica da Biomedical tem feito grandes investimentos na sua transformação digital. Recentemente, adotou o módulo Finance and Operations da solução Dynamics 365 e aderiu a processos totalmente digitais. Isso permitiu que os técnicos tivessem acesso direto ao sistema por meio de tablets, onde podem preencher informações e conferir ordens de produção, podendo tirar dúvidas ao entrar em contato com o gerente pelo próprio dispositivo.

Além disso, o Dynamics 365 garante a rastreabilidade da produção. Qualquer eventualidade pode ser identificada após uma rápida pesquisa, levando segurança e auxiliando o departamento de qualidade a ter visibilidade de cada etapa, desde quais máquinas são utilizadas, o pessoal envolvido na operação, até o tempo de produção. Com essas melhorias, a solução da Microsoft tem colaborado com a expansão da fábrica, que cresceu 40% em 2019 e planeja um aumento ainda maior para este ano.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside