quarta-feira, abril 17, 2024
Home News Solução da MedRoom auxilia em cirurgia de separação de gêmeas siamesas no InCor

Solução da MedRoom auxilia em cirurgia de separação de gêmeas siamesas no InCor

por Redação
0 comentário

A MedRoom, edtech que opera com a tecnologia de modelagem 3D para o ensino de anatomia dentro e fora do Brasil, realizou um trabalho conjunto com o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), auxiliando uma equipe médica no caso da cirurgia de separação das gêmeas siamesas, Eloá e Sara, unidas pelo tórax.

A cirurgia, inédita no Brasil, envolveu cerca de 40 profissionais de saúde, que contaram  com uma ajuda especial: a tecnologia de modelagem 3D do corpo humano desenvolvida pela MedRoom, startup que oferece soluções para o ensino de anatomia em cursos de saúde no Brasil, México, Paraguai e Peru.

A parceria entre a edtech e o InCor teve início ainda em 2019, quando o instituto implantou em seu prédio, por meio de uma parceria também com a Intel, o “Andar Digital InCor”, uma estação de realidade virtual com a solução para estudo de anatomia e casos clínicos. Em novembro de 2020, foram feitos os primeiros estudos do caso das gêmeas, por meio de uma modelagem virtual 3D desenvolvida pela MedRoom. Com o programa, foi possível ter uma visão clara do corpo das irmãs e da relação entre seus corações, ossos do peito, fígado e veias circulatórias.

“Primeiro analisamos  a perspectiva de sobrevivência das crianças. Precisávamos saber se elas iriam respirar, ser entubadas e se conseguiriam sobreviver fora do útero da mãe. Começamos com uma tomografia, que nos deu uma ideia a respeito da anatomia e se era possível essa separação. Vislumbramos a possibilidade de fazer a separação, e a parte da realidade virtual (VR) foi o que nos deu a possibilidade final. Tínhamos uma ideia de fazer por um lado, e a realidade virtual nos ajudou a definir o que julgávamos ser o melhor. Não que seria impossível fazer na posição original, mas essa informação que a VR nos trouxe nos ajudou a definir o caminho que julgamos melhor”, conta Marcelo Jatene, médico diretor da Unidade de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do InCor.

Além do auxílio no dia a dia dos hospitais e clínicas, a MedRoom trabalha também no apoio à educação de anatomia em mais de 30 instituições. Para o caso das irmãs siamesas, a equipe da edtech contou com dois profissionais, que trabalharam por 30 dias, para que o sistema replicasse com precisão os modelos 3D gerados a partir dos exames de imagem para uma visualização da conexão e a relação das estruturas entre as recém-nascidas.

“O desafio era grande, mas acreditamos muito que a solução da MedRoom traria um diferencial importante para o sucesso da cirurgia. Trabalhar nesse case inédito no Brasil, em conjunto com o nosso parceiro InCor, nos permitiu evoluir ainda mais a nossa tecnologia”, pontua Sandro Nhaia, CTO e cofundador da edtech.

“Trabalhar com empresas inovadoras e profissionais visionários é uma das vantagens que o InCor possui nos projetos que desenvolvemos através do InovaInCor, nosso núcleo de inovação. Esse foi um caso muito desafiador e ao mesmo tempo gratificante, por podermos unir o apoio à equipe cirúrgica com uso de tecnologia de ponta como a realidade virtual 3D e, sobretudo, trazer um benefício para as duas meninas”, conta Guilherme Rabello, gerente comercial e de inteligência de mercado do InovaInCor, núcleo de inovação do InCor e da Fundação Zerbini.

Depois de passarem pela cirurgia de separação e enfrentarem o desafio de uma recuperação complexa, Sara e Eloá estão saudáveis, em casa, e recebendo todos os cuidados dos pais e médicos.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside