Home News PBSF adota realidade mista para exame clínico e neurológico em bebês

PBSF adota realidade mista para exame clínico e neurológico em bebês

por Redação
0 comentário

Com o propósito de revolucionar a avaliação clínica e neurológica de recém-nascidos de alto risco no mundo todo, tornando-a mais acessível, eficiente e precisa, a PBSF (Protegendo Cérebros e Salvando Futuros, na sigla em inglês) está adotando a tecnologia de realidade mista com a ajuda do equipamento HoloLens 2, trazido ao Brasil pela Microsoft. A ferramenta faz parte da UTI Neon (UTI Neonatal Neurológica Digital), solução que disponibiliza assistência remota, aplicação de monitoramento cerebral, armazenagem de dados, análise dos resultados e identifica precocemente disfunções cerebrais nos pacientes.

O dispositivo permite a realização do exame neurológico e discussão imersiva de casos clínicos em recém-nascidos de alto risco e concede ao médico à beira leito informações do paciente em tempo real, sem a necessidade de deslocamento. “O passo chave para o sucesso do bebê de alto risco é a avaliação precisa do médico. Por meio da realidade mista do HoloLens 2, o profissional implementa a avalição guiada do recém-nascido com as mãos livres e manipula a criança por meio de assistência guiada via Microsoft Teams. O especialista também usufrui de um guia holográfico que direciona o tratamento específico necessário ao paciente”, detalha Gabriel Variane, CEO e fundador da PBSF.

Variane especifica que a solução faz parte de uma necessidade da PBSF. “Nós temos uma missão ambiciosa de chegar ao monitoramento de um milhão de crianças que nascem a cada ano com alto risco de sequelas neurológicas. O dispositivo permite atender com muito mais precisão e agilidade recém-nascidos em qualquer lugar do mundo”, comenta o especialista. Ele destaca ainda a maior precisão nas informações e exames neurológicos que são armazenados no sistema e servem como base para avaliações de outros casos.

O dispositivo reúne listas de atividades, protocolos e formulários e permite acesso a materiais de apoio que servem como guia para o profissional da saúde na execução do passo a passo, além da captura de imagens de cada etapa. Os recursos de controle de acesso e a possibilidade de integração com o próprio sistema da PBSF garantem ainda maior segurança e efetividade. Com os métodos de assistência remota, as atividades operacionais também são dirigidas por uma equipe médica altamente especializada, garantindo maior qualidade em sua execução.

“Existe um conceito na neonatologia que diz que ‘tempo é cérebro’. O HoloLens 2 chega para garantir que o tratamento dado ao paciente é o ideal para aquele caso. No caso de asfixia perinatal, por exemplo, o médico à beira leito se empodera e de acordo com o exame neurológico e demais informações define se a criança precisa ou não de hipotermia terapêutica, por exemplo. Nós não conseguimos regenerar neurônios, por isso o tempo é extremamente precioso se quisermos um desfecho clínico mais saudável para cada criança e sua família. Essa é a nossa missão!”, conclui o fundador da PBSF.

“Na área da saúde, tempo é fundamental para a precisão de diagnóstico e melhor eficácia nos tratamentos. No caso da PBSF, as primeiras horas de vida dos bebês são essenciais para que os médicos da UTI e especialistas da área possam agir e o HoloLens 2, integrado às soluções de assistência remota e de guias do Dynamics 365, será um elemento a mais para apoiar os profissionais da saúde nesse trabalho extremamente significativo. A assistência remota permitirá que o tempo que era gasto em deslocamento possa ser utilizado para salvar vidas”, explica Marcondes Farias, diretor de produtos de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside