O esquecimento de data e hora da consulta médica ou do exame há muito tempo deixou de ser problema a clínicas, hospitais e laboratórios. Isso acontece porque lembretes de confirmação são definidos previamente e enviados por WhatsApp, SMS, chamada telefônica, e-mail ou push notification, de acordo com o canal que os pacientes escolhem recebê-los. Quem está por trás dessa jornada é Nina Tecnologia, empresa que aplica sua expertise para conter o no-show de pacientes. Em 6 anos de existência, foram mais de 30 milhões de confirmações de presença, ajudando a reduzir a ausência de pacientes em consultas e exames, um dos principais desafios de hospitais e clínicas que atuam no setor público ou privado. A empresa é a primeira do país a usar uma plataforma de IA no fluxo de confirmação de presença, fazendo com que o paciente interaja com o texto livre. “O objetivo é facilitar a comunicação e fazer chegar a mensagem ao paciente, utilizando os recursos existentes”, explica Roberto Dozol, CEO da Nina Tecnologia.
Empresas do setor têm observado o quanto a comunicação eficiente é uma importante aliada para sanar desafios de gestão, como o absenteísmo de pacientes, por exemplo. O Provida Complexo Médico, de Santa Catarina, viu reduzir em 40% as faltas de pacientes nas consultas e exames desde o uso da tecnologia, em 2019. O Hospital Fundação Ouro Branco (FOB), de Minas Gerais, também percebeu mudanças. Apenas nos primeiros cinco meses de uso da plataforma, realizou 14,8 mil novos atendimentos e mais de 57 mil interações foram convertidas em novas consultas e exames. “Com uma taxa menor de absenteísmo, empresas da saúde conseguem priorizar a gestão, reduzindo buracos na agenda, fila de espera, impossibilidade de encaixes e ociosidade profissional”, completa Dozol.