GestãoNewsletter

Hospital de Amor acelera digitalização dos prontuários

0

A Soluti, a IDTech especialista em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas, atuou diretamente na digitalização dos processos de registro do Hospital de Amor com a implantação do Certificado Digital em nuvem – Bird ID. Os prontuários dos pacientes, antes da chegada da Soluti, eram de papel, o que gerava custos com impressão e atraso no atendimento devido à logística de deslocamento dos arquivos. A implantação do Bird ID eliminou a necessidade de armazenamento físico, o uso da assinatura física e carimbo dos profissionais, assim como o risco de perda de dados. A instituição, especializada no atendimento a pacientes com câncer, possui mais de 50 anos de história e só em 2020 contabilizou 911.048 atendimentos a 227.264 pacientes.  

“Com os documentos assinados de forma digital, ganhamos agilidade e segurança no atendimento dos pacientes, visto que um mesmo prontuário pode ser utilizado simultaneamente por vários profissionais de saúde, sem a necessidade de aguardar o arquivo físico ou necessidade de impressão”, explica Alexandre Covello, gerente de TI do hospital e responsável pela implantação do novo sistema de gestão hospitalar em todas as filais da entidade. A extinção do tempo gasto com arquivamento também foi apontada como um dos benefícios da migração.   

O Hospital de Amor possui unidades espalhadas pelo Brasil inteiro e a solução implantada pela Soluti já atingiu cerca de 1.200 profissionais de saúde, nos cinco hospitais onde o Bird ID foi implantado. O novo procedimento permite que a evolução do paciente, os atestados, prescrições médicas, laudos de exames sejam certificados digitalmente. De acordo com Covello, a solução trouxe praticidade ao cotidiano da instituição. “A escolha da Soluti se deu pela aderência aos processos que vieram junto com o novo Sistema de Gestão Hospitalar, bem como a não necessidade de termos algo físico, como cartões, pen-drives e leitores para o seu uso”, afirma.   

O gerente de TI ainda destaca que a opção pela certificação digital no modelo em nuvem foi para garantir maior abrangência e facilidade de uso. “Buscamos no mercado quem nos atenderia com esta demanda e encontramos a Soluti, com a proposta que mais aderiu aos nossos processos. Houve também uma integração com o sistema de Gestão Hospitalar implantado, que fez toda a diferença na escolha da empresa.”  

A segurança dos dados foi apontada por Covello como um dos benefícios principais da migração do manual para o digital. “A solução nos trouxe segurança e autenticidade dos registros do prontuário do paciente, além de agilizar toda a nossa cadeia de atendimento, ao diminuir tempo de espera por prontuários, impressões, assinaturas e carimbos em papéis.” 

Para Vinícius Sousa, CEO da Soluti, a digitalização é essencial para a seguridade e confidencialidade dos dados. “As informações sobre o paciente são sensíveis e devem ser sigilosas. A partir do momento em que elas são assinadas com Certificados Digitais ICP-Brasil, automaticamente lhes é conferida autenticidade e integridade. As informações foram validadas e receberam um selo de confiabilidade. A Soluti promove a mais elevada segurança ao prestar este serviço”, finaliza Vinícius. 

Medicamentos genéricos representam 28,3% das vendas totais no varejo farmacêutico, segundo Farmácias APP

Artigo anterior

techtools health e CMB lançam Comitê Científico para promover a digitalização da saúde por meio da maior rede hospitalar do Brasil

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais Gestão