terça-feira, junho 18, 2024
Home Inovação Soluções para o enfrentamento da Covid Longa é tema de novo edital do InovaHC

Soluções para o enfrentamento da Covid Longa é tema de novo edital do InovaHC

por Redação
0 comentário

 “Este projeto representa um avanço importante em nossas iniciativas de pesquisa. Aqui, estamos unindo o rigor da pesquisa acadêmica à implementação prática de soluções inovadoras tangíveis. É um passo além da academia, é a universidade assumindo seu papel de levar o conhecimento também para a prática, gerando um impacto real e duradouro na saúde pública.” – Professor Geraldo Busatto, Diretor do Comitê de Direção de Covid 19.   

Nesta edição do In.Pulse, será lançado desafios de inovação aberta na temática Covid Longa, que busca soluções inovadoras dentro de 4 eixos mapeados em colaboração com os institutos especialistas do HCFMUSP. As temáticas são: Desafio 1: captura, tratamento e análise de dados de forma unificada e segura para gerar conhecimento aplicável sobre COVID Longa; Desafio 2: aplicação de protocolo eficaz para diagnóstico da Covid Longa para oferecer tratamentos mais assertivos aos pacientes; Desafio 3: desenvolvimento de tratamento de reabilitação para proporcionar a recuperação dos pacientes afetados por Covid Longa; Desafio 4: tratamento e acompanhamento individualizado para assistir pacientes com sintomas cognitivos e psiquiátricos causados pela Covid Longa.   

“A Covid Longa é um problema de saúde pública que persiste e atinge uma parcela enorme de brasileiros. Com o In.Pulse, queremos viabilizar para o sistema público soluções maduras, já em estágio avançado e com capacidade de reprodução de tecnologia em ambiente laboratorial. Será um passo importante tanto para a comunidade médico-científica e para a população.”, afirma Giovanni Cerri, presidente do InovaHC.   

Os selecionados terão acessos a uma gama de recursos incluindo ferramentas, metodologias, conexões dentro de um ecossistema dedicado à inovação em saúde e mentorias especializadas. 

 Covid Longa

Descrita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como imprevisível e debilitante, a Covid Longa já tem mais de 200 sintomas listados e, de acordo com pesquisa da Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas e Sociedade, afeta quase 60% dos brasileiros que foram infectados pelo coronavírus[1].   

Fadiga, ansiedade, perda de memória e queda de cabelo foram alguns dos principais sintomas apontados pelos participantes do estudo. Ao todo, eles citaram mais de 50 sintomas persistentes, agrupados em dez categorias: cardiovasculares/coagulação, dermatológicos, endócrino-metabólicos, gastrointestinais, musculoesqueléticos, renais, respiratórios, neurológicos e de saúde mental, além de sintomas gerais, como dor e tontura.   

A chamada  

Podem participar desta chamada pública pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras em situação regular no país, assim como consórcios, em conformidade com as normas da Chamada Pública.

Até quatro empresas serão selecionadas para embarcar numa jornada de imersão e capacitações com as equipes do HC e terão a oportunidade de testar suas soluções em projetos pilotos com orientação das equipes técnicas, após o processo de coconstrução das soluções, posteriormente as soluções passarão por um processo de avaliação final, obtendo atestado de capacidade técnica e tendo encaminhamento para firmar um contrato de fornecimento com o HCFMUSP. As inscrições para o In.Pulse poderão ser feitas pelo site Link até o dia 9 de novembro.   

Sobre o InovaHC   

O InovaHC, Núcleo de Inovação Tecnológica, é o agente de inovação no Hospital das Clínicas da FMUSP, cuja missão é viabilizar soluções e negócios inovadores que atendam demandas de saúde a partir da promoção da cultura de empreendedorismo e inovação, do mapeamento de desafios, do codesenvolvimento e validação de tecnologias em saúde e da conexão entre os atores do ecossistema de inovação em saúde. A partir de uma estratégia de open innovation, o modelo de negócio do InovaHC contempla três programas de apoio à inovação: In.spire (mapeando desafios de saúde); In.cube (incubando ideias) e In.pulse (acelerando negócios). Além disso, o InovaHC possui projetos estruturantes de saúde pública e tecnologia, como o OpenCare 5G e o programa de Saúde Digital do HCFMUSP, e parcerias customizadas para o desenvolvimento de novas soluções e negócios, com startups e empresas interessadas. Link 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias