Home News Monitores de grau médico são aliados na detecção de câncer de mama

Monitores de grau médico são aliados na detecção de câncer de mama

por Redação
0 comentário

O câncer de mama se tornou o segundo tipo de câncer com maior incidência no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos uma em cada 12 mulheres será vítima dessa condição ao longo da vida. Portanto, a obtenção de um diagnóstico oportuno é vital para a detecção precoce.

Nesse sentido, as tecnologias em saúde são essenciais para que os especialistas melhorem a obtenção de diagnósticos, onde a experiência do radiologista é combinada, com características específicas das tecnologias médicas, que facilitam a visualização de pequenas microcalcificações no tecido mamário. Isso permite que, no caso de serem diagnosticados, os pacientes possam ter uma avaliação mais precisa para realizar um tratamento oportuno em sua condição.

O tratamento do câncer de mama pode ser altamente eficaz, com chances de sobrevivência de 90% ou mais, particularmente quando a doença é detectada precocemente, de modo que as tecnologias de grau médico desempenham um papel fundamental, pois, seu uso permite que os especialistas obtenham diagnósticos mais precisos em até 30%.

Dado o papel desempenhado pelas tecnologias de saúde, Francisco Fandiño, diretor geral da Barco na América Latina, apresenta as características fundamentais que os dispositivos de grau médico devem cumprir para a detecção oportuna do câncer de mama.

Padrão Dicom

Dentro dos padrões globais, o padrão Dicom define como as imagens em tons de cinza devem ser reproduzidas em monitores médicos, para que sejam reproduzidas igualmente em todos eles. Ou seja, proporciona a certeza de que os monitores de grau médico cumprem com a mesma qualidade de imagem durante todo o tempo de uso. “É essencial que os especialistas tenham um monitor de grau médico que lhes permita visualizar os detalhes sutis nas imagens médicas, pois, estes são mais visíveis quando a imagem é calibrada de acordo com as especificações Dicom”, diz Fandiño.

Ele afirma que a calibração automática nos monitores de grau médico da Barco possibilita a detecção até 7% mais rápida em comparação com as mamografias 2D. “Esse recurso permite a visualização de imagens em vários modos [cor e escala de cinza] em uma única tela, oferecendo a possibilidade de comparações paralelas e fusões de imagens instantaneamente, sem ter que trocar de monitor”, destaca Fandiño.

Para conseguir uma detecção precoce do câncer de mama é necessário que o especialista possa visualizar cada detalhe no monitor de diagnóstico, em dispositivos como o Coronis Uniti, projetado especificamente para PACS e mamografias, é possível detectar imagens em movimento, como a tomossíntese, aumentando em até 10% a precisão do diagnóstico.

Ângulo de visão 

Os monitores de grau médico também devem ser regidos pelas diretrizes do American College of Radiology (ACR), que exigem um mínimo de 350 cd/m² a serem armazenados em toda a tela, bem como uma alta taxa de contraste e valores de cor em diferentes ângulos de visão. Esse regulamento é essencial para garantir uma qualidade de imagem precisa a todo momento.

“As tecnologias de grau médico são essenciais para o trabalho do especialista em radiologia, certificar-se de que seu equipamento de diagnóstico tenha essas características lhe dá o suporte necessário para a detecção oportuna de microcalcificações na mama, melhorando a obtenção de resultados na mamografia”, concluiu  Fandiño.

Dessa forma, os monitores de grau médico se posicionam como um elemento chave para o diagnóstico, sua utilização permite que os especialistas tenham a confiabilidade de um diagnóstico mais preciso, certificar-se de que sua equipe os possui é essencial para ajudar a reduzir o número de mortes por câncer de mama, que são estimados em 2,5 milhões nos próximos 20 anos.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside