quarta-feira, maio 22, 2024
Home News Healthtech Hilab firma parceria com centro de oncologia de Curitiba

Healthtech Hilab firma parceria com centro de oncologia de Curitiba

por Redação
0 comentário

A Hilab, healthtech especializada em testes diagnósticos rápidos e remotos, acaba de firmar parceria com o Centro Integrado de Oncologia de Curitiba (CIONC), um dos principais centros dedicados aos cuidados ao paciente oncológico no Brasil.

“A novidade é mais um passo em linha com nosso novo posicionamento no mercado de saúde suplementar e privada, marcando presença em importantes instituições e beneficiando cada vez mais pessoas”, comemora Antonio Vazquez, diretor de novos negócios da startup. “Essa parceria é apenas a primeira de muitas outras que virão, uma vez que o setor já reconhece que nossos serviços permitem oferecer uma solução que preza pelo bem-estar do paciente, associando tecnologia de ponta, usabilidade e velocidade na entrega dos resultados”, completa.

Ainda de acordo com o executivo, a Hilab irá disponibilizar aos pacientes do centro seu novo hemograma completo, que, além de contar com a avaliação de especialistas em análises clínicas, utiliza a inteligência artificial (IA) para análise com apenas algumas gotas de sangue coletadas da ponta do dedo e resultados em até 30 minutos.

“Pacientes oncológicos em quimioterapia precisam fazer exames de sangue regularmente para checar se podem ou não realizar a infusão da quimioterapia e monitorar seus efeitos colaterais”, explica Bernardo Almeida, diretor médico da Hilab. Segundo o médico, para o tratamento, é necessário analisar os parâmetros, como contagem de plaquetas e a verificação da existência ou não de neutropenia, anemia ou outro quadro que impeça a realização da quimioterapia naquele dia. Em poucos minutos, é possível ter os resultados e laudos assinados — ao contrário do que acontece em um laboratório convencional, que entrega o resultado em 12 horas em média.

Nesse primeiro momento, além do exame de sangue, também será oferecido o teste de creatinina, que avalia a função renal. Para o início das operações da Hilab no CIONC, a startup irá oferecer todo o suporte necessário, com treinamentos presenciais e à distância, e atendimentos realizados tanto por profissionais Hilab, como por pessoas que atuam no próprio centro.

“O diagnóstico em si nunca é fácil para o paciente. Com exames invasivos, a experiência dele acaba sendo ainda mais desconfortável e difícil. Com a nossa solução minimamente invasiva, é possível proporcionar mais conforto a ele e a seus familiares”, afirma Almeida. De acordo com o médico, o novo hemograma da Hilab proporcionará uma mudança direta na jornada do paciente, com mais facilidade, conveniência e rapidez nos resultados. “O que faz toda a diferença, principalmente para o paciente oncológico”, explica. Para se ter uma ideia, atualmente, o tempo entre a requisição, coleta e resultados de um paciente com tratamento quimioterápico é de 24 horas a 72 horas. É o tempo necessário para planejamento do próximo ciclo de tratamento. Agora, é possível que esse processo dure menos de 1 hora, permitindo que a consulta, exame e infusão da quimioterapia aconteçam no mesmo local.

O câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo, com mais de 15 milhões de pessoas convivendo com a doença em todo o planeta.

Recentemente, a Hilab inaugurou seu primeiro ponto físico no Brasil, também em Curitiba. A empresa que já atua com o modelo de serviço remoto em farmácias, clínicas, consultórios e hospitais, contará agora com o Espaço Hilab, dentro do Centro Médico MAB. O objetivo é oferecer seus serviços para cada vez mais pessoas, auxiliando na mudança do cenário laboratorial do país, com mais agilidade, eficiência e praticidade. “Nosso intuito é estarmos presentes em todo o Brasil, contribuindo para democratizar o acesso à saúde”, finaliza Vazquez.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside