quinta-feira, abril 25, 2024
Home Inovação Tecnologia auxilia hospitais a evitar focos de infecção

Tecnologia auxilia hospitais a evitar focos de infecção

por Redação
0 comentário

A pandemia da Covid-19 aumentou o alerta sobre a dinâmica de contaminação através do contato humano ou com superfícies infectadas. Contudo, para hospitais, esta é uma preocupação recorrente, o trabalho para minimizar Infecções associadas a cuidados de saúde (IACS). A novidade é que agora a tecnologia pode ser uma aliada no controle de focos de infecções. O sistema de chamada de enfermagem da fabricante Austco, apresentado ao mercado brasileiro pela Teleinfo Soluções, foi projetado com funções e recursos para ajudar a prevenção e o controle de infecções em instalações hospitalares.

Os profissionais da saúde sabem que em internações longas, por mais de 14 dias, pacientes idosos ou com sistema imunológico comprometido por condições pré-existentes ou uso prolongado de antibióticos, exigem cuidado redobrado com a assepsia – e com o coronavírus este protocolo teve que ser intensificado, inclusive para tranquilizar usuários. O levantamento feito pelo HCor (Hospital do Coração) mostra que o medo de ser contaminado pelo novo vírus afastou os pacientes, a entidade registrou uma queda de 71% de exames de diagnóstico entre os meses de abril, maio e junho.

Por isso, o cuidado com a saúde das instalações é essencial e passa pela transformação tecnológica dos ambientes de saúde. Nesse sentido, os sistemas de chamada de enfermagem da Austco agregam aos Hospitais 4.0 recursos como a esterilização por mergulho – graças à classificação IP67 que garante a resistência à água. Todo o design da solução foi elaborado para proporcionar o nível de descontaminação pelos quais estas instituições serão cobradas daqui para frente, inclusive com botões de silicone antibacteriano.

As estações que os pacientes usam para se comunicar com a equipe médica, por exemplo, contam com um modo de limpeza para fácil manutenção. O sistema registra a data e a hora da última limpeza para permitir o rastreamento e controle de infecções. Já os cordões de banheiro são fabricados em vinil – ao invés do tradicional nylon – para facilitar a assepsia. “Na prática, o sistema de chamada de enfermagem mostra que os gestores hospitalares podem contar com a tecnologia para colaborar com as tarefas diárias dos cenários de saúde mais complexos”, explica Luciana Cartocci, diretora executiva da Teleinfo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside