NewsNewsletter

Hospital Sírio-Libanês lança fundo patrimonial que visa arrecadar R$ 100 milhões

0

O Hospital Sírio-Libanês acaba de anunciar a criação de um fundo patrimonial, ou endowment, que visa arrecadar R$ 100 milhões até 2027. Batizado de Fundo Patrimonial Sírio-Libanês (SL Health & Science Endowment Fund), a iniciativa da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, que acaba de completar um século desde a sua fundação, faz parte, segundo a instituição, da jornada de construção dos próximos cem anos, reforçando o seu papel social, suas linhas de ensino, pesquisa e excelência médica, que sempre permearam a assistência à saúde.

Será o primeiro fundo patrimonial com foco em ciência e saúde após a nova regulamentação brasileira. “O endowment é um instrumento que contribuirá para a perenidade da instituição, com o propósito de seguirmos como referência na área de saúde, ensino e pesquisa, aliada à tecnologia, inovação e filantropia”, diz Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio-Libanês. “Temos um planejamento estratégico robusto, de longo prazo, que trará maior agilidade na implementação de novos serviços e produtos, que vai acelerar nosso processo de transformação e que nos guiará rumo aos próximos 100 anos.”

O fundo patrimonial ajudará nas estratégias de médio e longo prazo da instituição. O Sírio-Libanês hoje faz a gestão de leitos públicos, por meio do seu Instituto de Responsabilidade Social, e privados, nas unidades de São Paulo e Brasília, além de atuar em todo o país com projetos de apoio ao desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde.

O fundo apoiará as ações de ensino e pesquisa da instituição, focando no aprimoramento profissional de médicos, profissionais de saúde e gestores da área, além de estimular a investigação científica, atuando como um centro difusor do conhecimento relacionado às boas práticas na saúde. Hoje, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa transforma conhecimento em cuidado de pacientes de forma humanizada e balizada em um padrão de excelência médica reconhecido pelo mercado. Trata-se de um dos mais importantes centros de conhecimento do Brasil, que aumentou sua produção científica em 57,6% entre os anos de 2019 e 2020, com um total de 271 artigos médicos publicados em revistas indexadas. Em 2021, foram 405 trabalhos publicados. Desde 2000, o Sírio-Libanês foi citado em mais de 50 mil estudos e artigos científicos, entre as revistas médicas mais conceituadas do mundo.

O Sírio-Libanês é reconhecido pelo seu pioneirismo em novas tecnologias, como o uso de robôs e técnicas inovadoras na prática médica, e pela vanguarda no desenvolvimento de protocolos clínicos elaborados com base no desenvolvimento do conhecimento científico, como a criação do teste HSL-500, que analisa o painel molecular de pacientes oncológicos, e do teste de PCR para covid-19 na saliva.

Segundo o CEO, o fundo patrimonial contribuirá para a ampliação e manutenção do Sírio-Libanês como um centro de inovação e qualidade, com alta tecnologia, que preza pela humanização do atendimento, o pioneirismo e a excelência, que conta com um forte corpo clínico multidisciplinar e com tecnologias de última geração.  Esse trabalho inclui ampliar ainda mais os programas de medicina preventiva, atendimento médico de urgência e emergência, internações terapêuticas de alta complexidade e reabilitação. Para isso, o fundo apoiará também a ampliação da prestação de serviços com foco em linhas de cuidado para a promoção da saúde e bem-estar, alinhado ao novo posicionamento do Hospital Sírio-Libanês, de vida plena e digna. Fomentará também novas tecnologias nas áreas médico-assistenciais desenvolvidas em parceria com o mercado, como startups, e projetos de transformação digital da instituição, gerando uma atenção à saúde mais preditiva e efetiva.

A linha de financiamento será usada ainda para a ampliação do trabalho social do Hospital Sírio-Libanês, que conta hoje com programas filantrópicos. Como, por exemplo, os ambulatórios de filantropia de ultrassonografia, pediatria e câncer de mama, que atendem gratuitamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Outro programa filantrópico da instituição é o Abrace seu Bairro, que dá assistência aos moradores do entorno da sede de São Paulo, abrangendo os bairros da Bela Vista, Consolação e República. Em 19 anos, o projeto atendeu mais de 10 mil famílias, cerca de 27 mil pessoas. “As doações vão financiar projetos relacionados à promoção da saúde, qualificação profissional e melhoria da qualidade de vida de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social”, diz Denise Jafet, presidente do Conselho de Administração da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.

O endowment é uma ferramenta já consolidada mundialmente e uma importante forma de financiamento para a sociedade civil. Ele funciona de forma que o montante arrecadado pelo fundo seja investido e o rendimento seja usado para fomentar as iniciativas propostas pela instituição. São ativações de médio e longo prazo capazes de acelerar e viabilizar a realização de projetos específicos ao objetivo do fundo patrimonial. O Hospital Sírio-Libanês é uma instituição filantrópica. Para a criação deste fundo, foi implementado um modelo que segue os mais altos padrões de governança e transparência e em total acordo à Lei 13.800/2019.

O Sírio-Libanês montou uma equipe profissional para captação de recursos e gestão do fundo, com doadores nacionais e internacionais, comprometidos com um desejo de atuar ativamente em ações que melhorem os serviços assistenciais e ampliem práticas de promoção da saúde. “Na sua essência, esse projeto é um importante passo para a perenidade da instituição e vai ao encontro do nosso compromisso com a saúde para com toda a população brasileira”, conclui Denise.

Pesquisa comprova que telemedicina é eficaz no monitoramento de crônicos

Artigo anterior

Indústria farmacêutica adota solução para facilitar trabalho de equipes de campo

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode gostar

Mais News